Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD): UM PANORAMA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Juliano Silveira, Giovani De Lorenzi Pires

Última alteração: 2016-08-06

Resumo


O objetivo da presente pesquisa é contribuir para as discussões acerca da formação de professores de Educação Física na modalidade à distância (EAD), identificando como o tema vem sendo abordado nas principais produções acadêmicas da área. Para tal, apresenta um levantamento com base nos principais periódicos da área de Educação Física/Ciências do Esporte, no Banco de Dissertações e Teses da Capes e nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. A partir da identificação das temáticas específicas relacionadas à EAD é apontado um possível “estado da arte” sobre o tema investigado, assim como lacunas a serem preenchidas por investigações futuras que tenham como foco as relações entre Educação Física e EAD.

Palavras-chave


Educação Física; Formação de Professores; Educação à Distância.

Referências


ALMEIDA, G. C. F. de ; FERES NETO, A. As mediações pedagógicas na formação docente à distância em educação física: uma análise das disciplinas que tratam das práticas corporais. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVIII. Brasília. Anais..., 2013.
ALTMANN, H.; MARTINS, C. J. “educação do corpo” como conteúdo de um curso de educação à distância. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVII. Porto Alegre. Anais..., 2011.
ARRUDA, E. P.; ARRUDA, D. E. P. Educação à distância no Brasil: políticas públicas e democratização do acesso ao ensino superior. In: Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.03, p. 321-338, Julho-Setembro, 2015.
BELLONI, M. L. Educação a distância, 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2003.
BERGER, S. B; et al. A formação continuada de professores de educação física através da educação a distância: o CAEF da UFRGS no plano de ações articuladas do seb/mec. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVII. Porto Alegre. Anais, 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 dez. 1996. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2011
BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 10 jan. 2001.
FANTIN, M. Mídia-Educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.
FINCK, S. C. M.; et al. Intervenção/ação: contribuições da educação física no curso normal superior com mídias interativas. In: Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 13, n. 2 p. 151-155, 2. sem. 2002.
LAPA, A. B.; BELLONI, M. L. Educação a distância como mídia-educação. In: Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.1, p.175-196, jan/abr., 2012.
LAZZAROTTI FILHO, A.; et al. Expansão do ensino superior e formação profissional em educação física: um mapeamento dos cursos na modalidade de educação a distância. In: Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 4, p. 956-1270, out./dez. 2013.
_____. ; et al. A dinâmica, os principais problemas e as qualidades no desenvolvimento de um curso de licenciatura em educação física na modalidade a distância. In: Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, jul./set. 2015.
_____.; PIRES, G. de L.; SILVA, A. M. Saberes e práticas corporais na formação de professores de educação física na modalidade a distância. In: Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 701-715, jul./set. 2013.
_____.; et al. formação de professores de educação física a distância: a experiência da Universidade de Brasília. In: Motrivivência. v. 26, n. 43, p. 55-69, dezembro/2014.
_____; PASQUALI; FURTADO. Quem ficou e o que ficou na formação do curso de educação física, licenciatura, na modalidade a distância. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XIX. Vitória. Anais..., 2015.
_____.; CRUVINEL, F.; MORAES, R. de A. Política de expansão do ensino superior através da modalidade a distância: o papel do tutor no curso de licenciatura em educação física. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XIX. Vitória. Anais..., 2015.
LISBOA, M. M.; PIRES, G. D. L. Tecnologias e a formação inicial do professor de educação física: reflexões sobre a educação a distância. In: Atos de pesquisa em educação - PPGE/ME FURB, v. 8, n. 1, p. 60-81, jan./abr. 2013.
MACHADO, G. M.; SOUZA, R. O. de; GEMENTE, F. R. F. Pesquisa e ensino em atletismo na modalidade a distância. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVIII. Brasília. Anais..., 2013.
QUARANTA, A. M. O estágio supervisionado na formação de professores de educação física a distância sob o olhar da cultura escolar. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVII. Porto Alegre. Anais..., 2011.
_____. Formação de professores de educação física na modalidade de educação a distância: experiências docentes no estágio supervisionado. Dissertação. Mestrado em educação física. Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
_____.; PIRES, G. de L. Histórias de vida e experiências docentes no estágio supervisionado de licenciandos em Educação Física - modalidade EAD. In: Movimento. Porto Alegre, v. 19, n. 02, p. 185-205, abr/jun de 2013.
_____.; PIRES G.D.L. Formação de professores de Educação Física na EAD: inserção na cultura escolar através do estágio supervisionado. In: Revista brasileira Ciência e Movimento. 2013; 21(1):51-65.
RIPA, R. Reflexões sobre o “ser professor” na Ead: estamos diante de uma descaracterização do trabalho docente? In: Comunicações. Piracicaba, Ano 22, nº 3, 2015. p.75-85.
SILVA, M. Z. da. A mediação pedagógica no ambiente virtual de aprendizagem: Análise dos fóruns do curso a distancia de Educação Física. Dissertação. Mestrado em educação física. Universidade de Brasília, 2012.
SILVA, S. M. F. M; GAMBOA, S. A. S.; SILVA, R. H. dos R. Formação de professores de educação física do estado de São Paulo: a EFAP em debate. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. XVIII. Brasília. Anais..., 2013.
ZUIN, A. A. S. Educação a distância ou educação distante: o programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 27, nº. 96 – Especial, p. 935-954, out. 2006.

Texto completo: PDF