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A CULTURA DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ESTUDO DE CASO ETNOGRÁFICO EM UMA ESCOLA DE EJA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE DESTINADA A ALUNOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL
Francisco Goldschmidt Filho, Jacqueline Zilberstein, Lucas Silva Skolaude

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O presente estudo é parte de um projeto de pesquisa em nível de Mestrado Acadêmico que tem por objetivo a investigação da cultura escolar, mais precisamente os aspectos simbólicos produzidos e compartilhados por discentes de uma escola de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) destinada ao atendimento prioritário a alunos em vulnerabilidade social. Dessa forma, busca-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Como são produzidos e compartilhados os aspectos simbólicos da cultura de alunos em vulnerabilidade social nas aulas de Educação Física em uma escola de EJA da RMEPOA? A investigação, de natureza qualitativa, terá como pressuposto teórico-metodológico o estudo de caso etnográfico. Os instrumentos utilizados para a coleta das informações serão a observação participante, os diários de campo, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Entendemos que pesquisar a cultura escolar com populações menos favorecidas, classes populares, se faz relevante para buscarmos compreender não apenas a cultura dominante, hegemônica, que tanto é compartilhada e difundida, mas também uma contra cultura à um conceito educativo único.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Educação de Jovens e Adultos; Cultura Discente

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