Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
RECRIANDO ESPAÇOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patrícia Neto Fontes, Laila Aline Kreuzer, Thaís Sevgnani

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência de prática pedagógica da Educação Física na Educação Infantil realizada a partir do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física. Após o período de observação da rotina da escola e com foco nas brincadeiras realizadas pelas crianças, recriamos/transformamos um espaço que as crianças gostavam e brincavam habitualmente, para que elas pudessem experimentar o mesmo local de uma maneira nova. Consideramos para esta prática os princípios fundamentais para a prática pedagógica da Educação Física na educação infantil sugeridos por Buss-Simão (2013), e percebemos que estes complementam e confirmam o que nos apontam, pois foi fundamental norteando o caminho para que conseguíssemos colocar em prática o que estudamos na teoria.

Palavras-chave


Educação Física; Educação Infantil; Prática pedagógica.

Referências


BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº5, de 17 dezembro de 2009. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 dez. 2009. Seção 1. p. 18.
BUSS-SIMÃO, M. Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a “hora da Educação Física”. Motrivivência, Florianópolis, Ano XVII, n. 25, p. 163-172 Dez./2005.
BUSS-SIMÃO, M. Educação física na Educação Infantil: compartilhando olhares e construindo saberes entre a teoria e a prática. Cadernos de Formação RBCE, Campinas. v. 2, n. 1, 921, 2011.
BUSS-SIMÃO, M.; FIAMONCINI, L. Educação Física na Educação Infantil: Reflexões sobre a possibilidade de trabalhos com projetos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 1319, jan./mar. 2013.
SAYÃO, D. T. Infância, Prática de Ensino de Educação Física e Educação Infantil. In: VAZ, A. F.; SAYÃO, D. T.; PINTO, F. M. (Org.). Educação do Corpo e Formação de Professores: Reflexão sobre a prática de ensino de Educação Física. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2002.

Texto completo: PDF