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CULTURA ESCOLAR, VIOLÊNCIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ETNOGRAFIA EM DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE GRAVATAÍ/RS
Gabriel Gules Goularte

Última alteração: 2016-07-11

Resumo


O presente estudo, produto do projeto de investigação apresentado no Congresso Sulbrasileiro de Educação Física realizado em 2014, trata da interpretação sobre a cultura escolar, os aspectos simbólicos produzidos sobre as violências e as alternativas didático-pedagógicas construídas por professores de Educação Física no contexto particular de duas escolas da Rede Pública do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada nos anos de 2013, 2014 e 2015 na perspectiva teórico-metodológico da etnografia, pautada pela descrição em profundidade, permitindo interpretar o tráfico de drogas e o desfavorecimento social como principais marcadores do que é compartilhado nas escolas. Dessa maneira, supomos as influências desta rede de relações incidindo sobre a configuração das culturas escolares e do componente curricular Educação Física a partir da alternativa de lidarem com o fenômeno investigado.

Palavras-chave


Violência; Etnografia; Cultura; Educação; Educação Física.

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