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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO
Ivan Livindo de Senna Corrêa, Mariana Barbosa Gonçalves

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Este trabalho objetiva identificar as perspectivas dos estudantes que participaram das práticas corporais de aventura vivenciadas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFRGS, no primeiro trimestre de 2015. Para a coleta dos dados empíricos, realizou-se observação participante das aulas de esportes de aventura e entrevista semiestruturada com 24 estudantes que concordaram em participar da pesquisa. Como resultados, observou-se que: os estudantes destacam a prática dos esportes de aventuras como possibilidades de superação do medo; existe muito interesse dos estudantes pela prática de esportes de aventura; os esportes de aventura possibilitam a cooperação e ajuda mútua entre os estudantes; o imprevisto motiva os estudantes; e, a falta de exigência de treinamento físico prévio possibilita maior participação das aulas. Sendo assim, reitera-se a importância das práticas corporais de aventura na escola, já que estas práticas, além de motivar os estudantes para as aulas de Educação Física, ajudam na superação de medos e no enfrentamento de problemas cotidianos.

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