Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO URUGUAI: DEBATES ACERCA DE POTENCIAIS E LIMITES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ellen Grace Pinheiro

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Este artigo é parte de um projeto de pesquisa que estuda dimensões da cultura e qualidade na educação em países da América Latina a partir de interlocutores da área. O artigo objetivou elucidar questões relacionadas à educação física escolar Uruguaia. Utilizou-se um questionário e as respostas foram tratadas por meio da análise de conteúdo. Questionamos quais seriam as potencialidades e limitações da Educação Física Escolar deste país. Dentre as potencialidades, mencionaram a escolarização da população infantil e sua obrigatoriedade, possibilidade da educação física trabalhar com outras áreas de conhecimento, discussões epistemológicas do saber no campo. Quanto as limitantes, foram citadas questões relacionadas a visão do corpo nos âmbitos econômico, social, cultural e político, problemas no interior da escola e problemas relacionados a profissão. Verificamos que a área apresentou passos importantes para garantir sua inserção no espaço escolar, mas que sua visão está embasada em uma dimensão tradicional, sendo enxergada ainda como atividade e não como uma disciplina escolar promotora de conhecimentos relevantes. Para reverter o quadro, os participantes do estudo Rodríguez, Ruegger e Torrón (2009) sugerem centrar a política educativa em uma discussão epistêmica levando a uma construção de um novo sentido para a educação física escolar.
Palavras-chave: educação física escolar, Uruguai, interlocutores.

Palavras-chave


educação física escolar, Uruguai, interlocutores.

Referências


DOURADO, L. F; OLIVEIRA, J. F. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, Maio/Agosto 2009.
TORRÓN, A.; RUEGGER, C.; RODRÍGUEZ, C. Política, escuela y cuerpo: los sentidos de laeducación física ‘obligatoria’ enlaescuelauruguaya. In: 11º Congreso Argentino y 6º Latinoamericano de Educación Física y Ciencias, 2009, La Plata. Anais... La Plata: Ed. -, 2009. v. -, p. 1-9,
GIMÉNEZ, R. R. Cuerpo, conocimiento y políticas educativas: una indagación a partir del sistema educativo Uruguayo. Revista Políticas Educativas, Campinas, v. 2, n. 1, p. 134-142, 2008.
_______. Educación del cuerpo y políticas educativas: de laformación superior al patio escolar. Revista Iberoamericana de Educación (Impresso), n. 62, p. 107-117, 2013.
_______. Participante na pesquisa Panorama da educação física escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação. Questionário. Universidad de la República. Montevideo, Uruguai, 1º abr. 2015.
_______. Panorama da Educação física Escolar na América Latina: dimensões da cultura e qualidade na educação. Pesquisa financiada pela Fundação Araucária-PR, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade-DEF/UEM. Reunião Institucional. VI Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte-CIPE, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 27 agosto de 2015b.
MORO, P. D. Una mirada sobre los discursos que atraviesan a las políticas de educación física escolar en el Uruguay (2006 - 2011). In: VI Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte (CSBCE), 2012, Rio Grande. Anais… Rio Grande: Ed. -, 2012. v. -, p. 1-15.
_______. Participação na pesquisa Panorama da educação física escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação. Questionário. Universidad de la República. Montevideo, Uruguai, 1º abr. 2015.
QUINTEIRO, C. S. Participação na pesquisa Panorama da educação física escolar latino-americana: dimensões da cultura e qualidade na educação. Questionário. Universidad de la República. Montevideo, Uruguai, 1º abr. 2015.
URUGUAY. Ley General de Educación, nº 18.437 de deciembre de 2008. Ley general de educación. Dirección de Nacional de Impresiones y Publicaciones Oficiales. Montevideo, 2008.

Texto completo: PDF