Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS EDUCACIONAIS CRÍTICOS, ETNOGRAFIAS E AUTOETNOGRAFIAS: UM PROJETO DE PESQUISA SOBE CULTURA ESCOLAR E EDUCAÇÃO FÍSICA
Leandro Oliveira Rocha, Samuel Nascimento de Araújo, Gabriel Gules Goularte, Tiago Nunes Medeiros

Última alteração: 2016-07-24

Resumo


O presente Projeto de Pesquisa constitui uma pesquisa central de onde se desdobram outras investigações, cujo problema de pesquisa está sintetizado na seguinte questão: Como e quais são os aspectos simbólicos compartilhados no universo particular das culturas escolares a partir da Educação Física escolar em escolas públicas e implicados pelo contexto da Educação Brasileira neste início de século XXI? O Projeto ocorrerá do ano de 2016 até o ano de 2020, será realizado com professores e professoras de educação física de escolas públicas, prevê a formação de mestres e doutores e até o presente momento conta com cinco estudos em andamento. Neste texto, será apresentada sua sustentação teórica, localizada nos estudos educacionais críticos e no multiculturalismo, e teórico-metodológica, as etnografias e autoetnografias.

Palavras-chave


Educação Física Escolar; Cultura Escolar; Projeto de Pesquisa.

Referências


APPLE, M. W. Cultural Politics and Education. New York (USA): Columbia University/Teachers College Press, 1996.
______. Para Além da Lógica de Mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
BOSSLE, F.; MOLINA NETO, V. Autoetnografia: mais uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In:______. (Orgs.). O Ofício de Ensinar e Pesquisar na Educação Física Escolar. Porto Alegre: Sulina, p. 207-238, 2010.
GEERTZ, C. Uma Descrição Densa: por uma Teoria Interpretativa da Cultura. In:______. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, p. 13-44, 1989.
GIROUX, H. A. Professores como Intelectuais Transformadores. In:______. (Org). Os Professores como Intelectuais Transformadores: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, p. 157-164, 1997.
MARCUS, G. Ethnography Through Thick and Thin. Princeton: University Press, 1998.
MCLAREN, P. Multiculturalismo Crítico. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2000a.
¬¬______. Multiculturalismo Revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000b.
MOLINA NETO, V. La Cultura Docente Del Profesorado de Educación Física de Las Escuelas Públicas de Porto Alegre. 475 f. Tese (Doutorado). Universitat de Barcelona. Departament de Didáctica i Organizació Educativa. Divisió de Ciences de I’Educació. Programa de Doctorado Inovació Curricular i Formació Del Professorat, 1996.
______. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Orgs.). A Pesquisa Qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Sulina, p. 113-145, 2010.
MOREIRA, A. F.; CANDAU, V. M. (Orgs). Introdução. In:______. Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
TAYLOR, C. (Org). Multiculturalism. Princeton (USA): Princeton University Press, 1994.

Texto completo: PDF