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O ENSINO DA ESGRIMA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA UMA EXPERIÊNCIA DO PIBIB/FURB
PATRICIA NETO FONTES, LUCAS EBERT POLEZA, VERA BUCCO DE LIZ

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este trabalho tem como objetivo relatar uma experiência de prática pedagógica vivenciada com o ensino da esgrima nas aulas do componente curricular Educação Física, no ensino fundamental da rede pública de Blumenau, pelos bolsistas do Programa PIBID/FURB/EDUCAÇÃO FÍSICA. Para o planejamento e intervenção nas aulas de Educação Física, buscamos aporte teórico no livro Visão Didática da Educação Física: Análises críticas e exemplos práticos de aulas, pois além de discutir criticamente o modelo de Educação Física que se tinha (tem), parece nos dar pistas de como promover uma prática educativa crítica nas escolas, modificando a prática existente. A partir desta experiência, percebemos que no exercício de planejar e desenvolver o processo ensino-aprendizagem com base na concepção de aulas abertas, o professor torna-se mediador e promove situações que estimulam os alunos exercitarem sua autonomia, adquirindo competência de decisão e resolução de problemas, favorecendo assim, o desenvolvimento de sua capacidade de ação.

Palavras-chave


Educação Física; PIBID; Aulas abertas.

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