Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
COOPERAÇÃO DISCENTE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inácio Brandl Neto, Carmem Elisa Henn Brandl

Última alteração: 2016-07-07

Resumo


Esse estudo com o tema cooperação tem o objetivo de verificar a influência do processo de cooperação nas atitudes realizadas nas aulas por 88 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que foram estimulados com essa forma de orientação durante as regências de cinco professores de Educação Física, no período de 2011 a 2015, em escolas públicas do município de Marechal Cândido Rondon, PR. A pesquisa foi descritiva e os sujeitos que participaram do estudo foram cinco professores e 88 alunos que tiveram aulas com conotação cooperativa e que frequentavam o 4º ou o 5º ano em 2015. O instrumento foi um questionário com cinco questões respondidas pelas professoras sobre a atitude de cada aluno que estava sobre sua responsabilidade e a coleta das informações foi na primeira semana de novembro de 2015. Os resultados mostraram que nas aulas os alunos estão realizando atitudes cooperativas, pois, dos 88 alunos, apenas seis estão abaixo do esperado no processo de cooperação, 12 estão dentro do esperado e 70 estão acima do esperado no processo de cooperação.

STUDENTS COOPERATION IN PHYSICAL EDUCATION CLASSES OF EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION

ABSTRACT
This study with the cooperation topic aims to verify the influence of the cooperation process in the attitudes held in classes of 88 students in the early years of elementary school, which were stimulated with this form of guidance during the regencies of five physical education teachers, in the period from 2011 to 2015 in public schools in the city of Marechal Candido Rondon, PR. The research was descriptive and the subjects of the study were five teachers, and 88 students attending the 4th and 5th grade in 2015 who had classes with cooperative connotation. The instrument was a questionnaire with five questions answered by teachers based on the attitude of each student who was on their responsibility, and the gathering of information was in the first week of November 2015. The results showed that the in classes students are conducting cooperative attitudes, because, of all the 88 students, only six are lower than expected in the cooperation process, 12 are within the expected, and 70 are higher than expected in the cooperation process.

Keywords: Physical Education; Early years of elementary school; Cooperation.


ESTUDIANTES EN COOPERACIÓN EN CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE PRIMEROS AÑOS DE LA ESCUELA PRIMARIA

RESUMEN
Este estudio sobre la cooperación tiene como objetivo verificar la influencia del proceso de cooperación en las actitudes mantenidas en la clase de 88 estudiantes en los primeros años de la escuela primaria, que fueron estimulados con esta forma de orientación durante las regencias de cinco profesores de educación física, en el período 2011 2015, en las escuelas públicas en el municipio de Marechal Candido Rondon, PR. La investigación fue descriptiva y los sujetos del estudio fueron cinco profesores y 88 estudiantes que tenían clases con connotación cooperativa y asistir al 4º o 5º año de 2015. El instrumento fue un cuestionario con cinco preguntas contestadas por los profesores de la actitud de cada estudiante que estaba de su responsabilidad y la colección fue la primera semana de noviembre de 2015. Los resultados mostraron que los estudiantes están llevando a cabo clases de actitudes de cooperación, ya que, de los 88 estudiantes, sólo seis son más bajos de lo esperado en el proceso de cooperación, 12 están dentro de la esperada y 70 son mayores de lo esperado en el proceso de cooperación.

Palabras clave: Educación física; Primeros años de la escuela primaria; Cooperación.

Palavras-chave


Educação Física; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Cooperação.

Referências


ALMEIDA, M.T.P. Jogos cooperativos e a transdisciplinaridade. In Almeida, M.T.P. (org.) Jogos cooperativos nos diferentes contextos. Várzea Paulista: Fontoura, 2011.

AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná - Currículo Básico para a Escola Pública Municipal. Cascavel: Assoeste, 2010.

BRANDL NETO, I. Educação Física escolar e o desenvolvimento da atitude cooperativa nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. Tese (Doutorado) – USJT, São Paulo, 2012.

BRANDL NETO, I.; SILVA, S. A. P. S. Educação Física Escolar e Cooperação. São Paulo: Fontoura, 2015.

BRANDL NETO, I. Situações cooperativas nas aulas de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte. Marechal Cândido Rondon, v. 13, n. 2, p. 1-18 (Ahead of Print), 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BROTTO, F. O. Jogos cooperativos. Santos: Projeto Cooperação, 2002.

CAPRA, F. O ponto de mutação. São Paulo: Cultrix, 1996.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1997.

FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

FREIRE, J. B.; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal. São Paulo: Scipione, 2003.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas; Editoria Psy II, 1995.

MATURANA, H. Da biologia à psicologia. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.

PIAGET, J. Os procedimentos da educação moral. In: MACEDO, L. (org.). Cinco estudos de educação moral. São Paulo: Casa do psicólogo, 1996.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SANTOS, B. S. O norte, o sul e a utopia. In: SANTOS, B. S. (org.) Pelas mãos de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 2001.

SOLER, R. Jogos cooperativos. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.

VYGOTSTY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ZAJONC, R. B. Psicologia social. São Paulo: EPU, 1973.

YUS, R. Educação integral. Porto Alegre: Artmed, 2002.

Texto completo: PDF