Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ATRAVÉS DO ATLETISMO NO AMBIENTE ESCOLAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA POR MEIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Viviane Ribeiro Pereira, Janis Elibio Oliveira, Isabela Natal Milak, Bruno Beloli Milioli, Luiz Afonso dos Santos

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar a produção do conhecimento dos acadêmicos acerca da educação física escolar e sua manifestação, mais especificadamente o esporte atletismo, na perspectiva teórica metodológica crítico superadora. Apresenta a relação dos acadêmicos, do professor supervisor da escola e o professor ministrante da disciplina de estágio supervisionado com a atuação deste conteúdo, juntamente com a práxis pedagógica das aulas ministradas. Metodologicamente o texto foi construído a partir dos relatórios da práxis pedagógica do estágio do curso de educação física. A partir deste relato de experiência conclui-se que o estágio supervisionado, as aulas da graduação e os conhecimentos tratados em ambos, possibilitam um maior aprofundamento de sua prática pedagógica e das teorias críticas que os embasam

Palavras-chave


Educação Física; Estágio Supervisionado; Crítico Superadora.

Referências


COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo. Cortez, 1992.
DAVIDOV, V. V. O que é atividade de estudo. Revista Escola Inicial, n. 7, 1999.
_______. La enseñanza escolar y el desarrollo psíquico: investigación teórica y experimental. Traducción de Marta Shuare. Moscú: Editorial Progreso, 1988.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez. São Paulo, 1994.
_______. FREITAS, Raquel A. Marra da Madeira. Vasily Vasilyevich Davydov: a escola e a formação do pensamento teórico-científico. In: LONGAREZI, Andréa Maturano; PUENTES, Roberto Valdés (Org.). Ensino desenvolvimental: vida, pensamento e obra dos principais representantes russos. Uberlândia: EDUFU, 2013. (Coleção biblioteca psicopedagógica e didática. Série ensino desenvolvimental; v. 1) p. 315-350.
MOURA, Manoel Oriosvaldo et al. Atividade Orientadora de Ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v.10, n.29, p.205-229, jan./abr. 2010.
NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
SAVIANI, Dermerval. Pedagogia histórico-crítica: Primeiras Aproximações. Volume 40. São Paulo. Cortez, 1991a.
______. Escola e Democracia. 25ª ed. São Paulo. Cortez, 1991b .

Texto completo: PDF