Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DE PROFESSORES(AS) SUPERVISORES(AS)
Eriques Piccolo Becker, Raiara Valau Keller, Rosalvo Sawitzki

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


A formação continuada em serviço está diretamente vinculada à prática pedagógica desenvolvida pelo professor na relação com os alunos, colegas e comunidade escolar. Os modelos de FC ofertados aos docentes, tem demonstrado problemas em sua aplicabilidade e efetividade. Com isso, pretendemos problematizar os processos de FC, por acreditarmos que estes processos estão vinculados com a docência e que os mesmos possam valorizar o professor da escola como protagonista do processo. O projeto1 tem como objetivo geral analisar as contribuições e implicações do subprojeto Pibid Educação Física, na FC dos professores supervisores. O subprojeto está sendo desenvolvido em três escolas públicas de Santa Maria-RS, envolvendo três professores(as) de Educação Física(EF) atuando como supervisores(as), dezesseis acadêmicos em iniciação à docência e um professor coordenador de área do CEFD-UFSM. Como alguns dos objetivos específicos temos: identificar os modelos de formação continuada ofertados na docência e compreender como os docentes planejam, realizam e avaliam suas aulas de EF. Os instrumentos metodológicos serão entrevistas realizadas com os supervisores. Dentre os resultados obtidos ao final do estudo, pretendemos construir espaços de diálogos como também submeter à publicações em periódicos da área.

Palavras-chave


formação continuada; prática docente; Pibid.

Referências


Livro com um autor:
GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002.

Periódicos:
COSTA, Nadja Maria de Lima. A Formação Contínua de Professores – Novas Tendências e Novos Caminhos. Rio Grande do Norte: Holos, Ano 20, dezembro de 2004.
FERREIRA, J. S. ; HENRIQUE, J. ; COSTA, B. O. . Perfil de formação continuada de professores de educação física: modelos, modalidades e contributos para a prática pedagógica. Rev Bras Ciênc Esporte. 2015;37(3):289---298.

Documentos eletrônicos online:
MANZINI, E. J.. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In:
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2004, Bauru. Anais. Bauru: USC, 2004. v. 1. p. 1-10. Disponível em: http://www.sepq.org.br/IIsipeq/anais/pdf/gt3/04.pdf

FLÓRIDE, Márcia Augusta. Formação Continuada em Serviço: uma ação necessária ao professor contemporâneo. 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2429-6.pd

Texto completo: PDF