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APRENDER COM JOGOS ELETRÔNICOS: UMA EXPERIÊNCIA NO LABRINCA
Leila Lira Peters, Maria Eduarda Rodrigues Padilha, Amanda Joenck

Última alteração: 2016-07-26

Resumo


O Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação é uma brinquedoteca escolar e universitária que visa à expressão e à experimentação da cultura lúdica infantil através do ensino, da pesquisa e da extensão. Seu público é composto por crianças dos Anos Iniciais do Colégio de Aplicação/UFSC. Relatamos aqui os primeiros indícios da pesquisa sobre possibilidades de jogos eletrônicos em brinquedotecas escolares, buscando detectar as possíveis aprendizagens decorrentes do uso comum desses jogos no espaço da brinquedoteca. De cunho etnográfico, a observação, a filmagem e os questionários foram os instrumentos metodológicos utilizados para a coleta de informações desta pesquisa, analisados qualitativamente. As tendências observadas indicam que o uso em pares dos jogos eletrônicos favorece o processo de auto-gestão, o desenvolvimento do raciocínio lógico e de estratégias de aprendizagens nas tomadas de decisões e na construção de metas coletivas para a resolução de situações-problema advindas dos jogos, processo este que pode ser transposto para outras situações escolares e capacitar as crianças a agirem frente às novas tecnologias no seu cotidiano.

Palavras-chave


brinquedoteca; jogos eletrônicos; aprendizagem

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