Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA E INCLUSÃO: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Luciano Ramos, Claudio Marques Mandarino

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo analisar as práticas pedagógicas inclusivas nas aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. A coleta de dados foi feita com alunos de uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal e sua respectiva professora de Educação Física. No referencial teórico, abordamos, através de importantes autores que se dedicam ao tema, a questão da importância e necessidade da inclusão nas aulas de Educação Física. Os dados coletados na pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, obtidos através das observações das aulas e da entrevista com a professora, originaram as seguintes categorias: 1 - Práticas pedagógicas que promovem a inclusão; 2 - Dificuldades na implementação das práticas de inclusão; 3 - Inclusão do aluno especial a partir da participação nas atividades da aula. A análise dos dados mostra atividades práticas de inclusão, mas, especialmente, a ausência delas nas aulas de Educação Física da turma observada. E, ainda, denotam a falta de preparo de todo o corpo docente da escola para trabalhar com a temática da inclusão. E, nas considerações finais, abordamos a importância de trabalhar a inclusão nas aulas de Educação Física, bem como de melhor preparar os futuros profissionais da área.

Palavras-chave


Ensino; Educação Física; Inclusão; Diferença

Referências


CHICON, J.. F, RODRIGUES. G. M. (Org). Práticas pedagógicas e pesquisa em Educação Física escolar inclusiva- Vitória, ES: EDUFES, 2011.
DOHMS, K. P. ; RAMOS, M. ; STOBÄUS, C. D; MOSQUERA, J. J. M . Docente e discente: interinfluências nos processos de ensino e de aprendizagem. Educação Por Escrito, v. 3, p. 16-29, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996
FERREIRA, M. S. Aptidão Física e Saúde na Educação Física Escolar: ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 22, n.2, p. 41-54, 2001
LARROSA, J. “Tecnologias do eu e educação”. In: Silva, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação. Petrópolis: Vozes, 1994, p.35-86.
LOPES, M.C.; DAL’IGNA, M.C. (Org.). In/exclusão nas tramas da escola. Canoas: ULBRA, 2007.
LOPES, M. C., DAL’IGNA, M.C. Subjetividade docente, inclusão e gênero. Educ. Soc, Campinas, v.33, p. 851-867, 2012.
MANDARINO, C. M. A Educação Física e a questão da Inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Revista da Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada, Rio Claro, v. 9, n.1, p. 35-38, 2004.
MANDARINO, C. M. Experiências de Si: A Poesia e a Narrativa como Estratégias Pedagógicas na Educação Física Escolar. Kinesis (Santa Maria), v. 30, p. 55-67, 2012.
MANDARINO, C. M. Inclusão e diferença: Tensionamentos e debates na formação academica. Anais do V congresso sulbrasileiro de ciências do esporte. Itajaí, 2010.
TRIVINOS, A. N. S; NETO, V. M; GIL, J. M. S (Org). A pesquisa qualitativa na Educação Física: Alternativas metodológicas. Editora da UFRGS/ Sulina, Porto Alegre, 2004.

Texto completo: PDF