Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MEDIO
VANESSA DA SILVA DA SILVEIRA, Lediana Ribeiro de Quadros, Victor Julierme Santos da Conceição

Última alteração: 2016-07-24

Resumo


Objetivamos estudar a produção do conhecimento acerca da Educação Física no Ensino Médio. Para isso foi realizado um estudo no banco de teses e dissertações da CAPES. Os 20 estudos encontrados foram classificados nas categorias Aspectos biológicos (06 estudos), Aspectos socioeconômicos (08 estudos), Trato com o conhecimento de forma crítica (06 estudos). Os estudos secundarizando debates mais críticos e progressistas sobre conteúdos e possibilidade pedagógicas que estão relacionadas a apropriação crítica do conhecimento.

Palavras-chave


Ensino médio. Educação Física. Produção do conhecimento

Referências


ARAÚJO, Márcia Cristiane. Efeitos do exercício físico sobre os níveis de estresse em estudantes do Ensino Médio. 2012. 106 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília.
BASTOS, Ana Paula Pagliosa. Legados do ensino do esporte na escola: um estudo sobre o que professores de educação física pensam em deixar para seus alunos ao final do ensino médio. 2011. 140 fl. dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
CARDOSO, Marcel Anghinoni Educação física no Ensino Médio: conhecimento e aptidão física relacionada à saúde. 2011. 128 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Pelotas.
CARVALHO, Natécia Alves de. Abordagem pedagógica de temáticas da saúde nas aulas de Educação Física escolar. 2012. 159 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física) Universidade Federal da Paraíba, Recife.
DIAS, Douglas Fernando. Barreiras para a prática de atividades físicas no lazer em adolescentes de Londrina – PR. 2011. 74 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Londrina.
FONSECA, João José Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
GOMES, Dênia Paula. Os sentidos da inclusão de alunos com deficiência no discurso dos professores de Educação Física. 2011. 112 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Viçosa.
SOUSA JÚNIOR, Irineu de. Características dos hábitos alimentares, índice de massa corporal e pressão arterial de escolares em Floriano – PI. 2012. 76 fl. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília.
MIRANDA, Valter Paulo neves. Insatisfação corporal em adolescentes de municípios de pequeno porte. 2011. 115 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Juiz de Fora.
NASCIMENTO, Manoel Nelito M. Ensino Médio no Brasil: determinações históricas. Publ. UEPG Ci. Hum., Ci. Soc. Apl., Ling., Letras e Artes, Ponta Grosa, 15 (1) 77-87, jun. 2007.
STABELINI NETO, Antônio. Atividade física e síndrome metabólica em adolescentes. 2011. 144 fl. Tese (doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
ORSANO, Vânia Silva Macedo. Aptidão física relacionada à saúde entre escolares de diferentes níveis socioeconômicos e estágios maturacionais. 2012. 96 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília.
PEREIRA, Erico Felden. Sono e sonolência diurna excessiva em adolescente do ensino médio. 2011. 124fl. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná.
RESENDE, Fabiana. Insatisfação com a imagem corporal em estudantes do ensino médio no rio de janeiro. 2011. 80fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio de Janeiro.
ROSA, Viviane Tunes da. Dispensas nas aulas de Educação Física do Ensino Médio: entre a necessidade real e o uso indiscriminado da lei. 2012.128fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Pelotas.
SAMPEDRO, Lisiane Borges Rocha. Motivação à prática de atividades físicas e esportivas na Educação Física escolar: um estudo com adolescentes do ensino médio de escolas públicas estaduais da cidade de Porto Alegre/RS. 2012. 137 fl. dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
SANT’ANA, Antonio Sérgio Santos. A indisciplina na Educação Física escolar. 2012. 149 fl. Dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SANTOS, ANA RAQUEL MENDES DOS. Religiosidade e comportamentos de risco à saúde na adolescência: modos de ser sagrado e profano. 2012. 138 fl. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Federal da Paraíba, Recife.
SILVA, Angélica Caetano da. Os discursos sobre saúde na mídia: limites e possibilidades de tematização na educação física escolar. 2011. 266 fl. dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SILVA, Fernanda Azevedo Gomes. Corpo, Educação Física e Ensino Médio na contemporaneidade. 2012. 52 fl. dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Rio de Janeiro.
SILVA, Kelly Samara da. Inatividade física no deslocamento e comportamento sedentário em estudantes do ensino médio do estado de Santa Catarina, Brasil: uma análise comparativa (2001 e 2011). 2012.174 fl. Tese (doutorado em Educação Física). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
VITORASSI, Jackson. Adolescência e tempo livre: análise das práticas esportivas, culturais e de lazer do município de santa Terezinha de Itaipu. 2011. 97 fl. dissertação (mestrado em Educação Física). Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Texto completo: PDF