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A socialização docente e os professores de educação física iniciantes: um debate a partir da construção social da realidade
Jéssica Serafim Frasson, Victor Julierme Santos da Conceição, Eduardo Batista von Borowski, Elisandro Schultz Wittizorecki

Última alteração: 2016-08-06

Resumo


Esse estudo tem como objetivo compreender a socialização docente de professores de Educação Física iniciantes na carreira, a partir da teoria da construção social da realidade. Foi realizado uma etnografia em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, RS, onde passamos seis meses dentro das escolas observando dois professores de Educação Física iniciantes na carreira docente. Além da observação utilizamos o diário de campo e a entrevista semiestruturada como instrumentos para coleta de informações. Compreendemos que a socialização docente é mediada nas escolas pelas redes de interações construídas pelos professores iniciantes como uma forma de se apoiarem nos demais sujeitos que compõem a escola. A relação micropolítica existente dentro das escolas também influencia na socialização e no fazer pedagógico dos professores. A socialização produzida nos contextos de ensino aprendizagem resultam em novas culturas, identidades e subjetividades dos sujeitos envolvidos.

Palavras-chave


Socialização docente; Educação Física; Professor iniciante;

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