Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS
Monique Bianchetti, Jaqueline Luiza Klein, Derli Juliano Neuenfeldt, Alessandra Brod

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O Presente estudo relata experiências desenvolvidas na disciplina de Estágio Supervisionado I – Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do curso de Educação Física – Licenciatura do Centro Universitário Univates. A prática pedagógica foi realizada com a turma do 3º ano/A de uma escola pública localizada em um município do interior do estado do Rio Grande do Sul. O objetivo foi desenvolver a consciência corporal, as capacidades psicomotoras, a expressão corporal através da interação com o espaço e os materiais didáticos estimulando a cooperação do grupo. Para isso, os conteúdos trabalhados foram jogos cooperativos e da cultura infantil, a confecção de brinquedos, jogos pré-desportivos, ginástica geral e atividades rítmicas e expressivas. As aulas de educação física auxiliaram os alunos a evoluírem no seu desenvolvimento corporal, relacional e psicomotor. Ressaltamos a cooperação, pois conseguiram se envolver em diversas atividades de grupo que estimularam as atitudes cooperativas, e auxiliaram a diminuir, a vontade de competir sempre.

Palavras-chave


Educação Física; Anos Iniciais; Psicomotricidade.

Referências


AMARAL, Jader. D. do. Jogos cooperativos. São Paulo: Phorte, 2004.
BETTI, Marcos. A discussão sobre cultura corporal. In: NEIRA, Marcos Garcia, NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da Cultura Corporal. São Paulo: Editora Phorte, 2006.
BROTTO, Fábio. O. Jogos cooperativos: O jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: São Paulo, 2002.
BROTTO, Fábio. O. Jogos Cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar. 6. Ed. Santos, SP: Re-Novada, 2001.
FALKENBACH, Atos. P. A educação física na escola: uma experiência como professor. Lajeado: UNIVATES, 2002.
NEIRA, Marcos. G. Educação física: desenvolvendo competências. 2 ed. São Paulo: Phorte, 2006.
RIBEIRO, Paula Simon. Jogos e brinquedos tradicionais. In: SANTOS. Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. 7ª Edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
SMITH, Peter K. O brincar e os usos do brincar. In: MOYLES, Janet R. A Excelência do brincar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 25-38.

Texto completo: PDF