Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A TEMÁTICA “EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL” NO XIX CONBRACE E VI CONICE
Cibele Biehl Bossle

Última alteração: 2016-07-21

Resumo


Este estudo objetivou analisar a produção de conhecimento sobre o tema “Educação Física na Educação Infantil” no XIX CONBRACE e VI CONICE, realizado em 2015. Através de revisão de literatura, foram analisados sete estudos encontrados nos Anais do referido congresso. Foi possível perceber que os estudos versam sobre formação inicial em EF, dificuldades enfrentadas pelos professores, experiências de acadêmicos na disciplina de Estágio Supervisionado e em projetos de extensão, ausência do professor de EF na Educação Infantil, vivências de bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID. Além disso, foi possível apontar uma baixa produção sobre a temática “Educação Física na Educação Infantil”.

Palavras-chave


Educação Infantil; Educação Física; CONBRACE.

Referências


REFERÊNCIAS
AYOUB, E. Narrando experiências com a Educação Física na Educação Infantil. RBCE, v.26, n.3, maio, 2005.
____. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, supl.4, 2001.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996.
____. Lei no 10.793, de 1º de dezembro de 2003. Altera a redação do art. 26, § 3o, e do art. 92 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que "estabelece as diretrizes e bases da educação nacional", e dá outras providências. 2003.
BUSS­SIMÃO, M. Educação Física na Educação Infantil: refletindo sobre a “hora da Educação Física”. Revista Eletrônica Zero-seis, v.12, 2006.
____. Educação Física na Educação Infantil: compartilhando olhares e construindo saberes entre a teoria e a prática. Cadernos de Formação RBCE, jan., 2011.
____; FIAMONCINI, L. Educação Física na Educação Infantil: reflexões sobre a possibilidade de trabalhos com projetos. Pensar a Prática, v.16, n.1, jan./mar., 2013.
CAETANO, A.; GEREZ, A. G.; GOMES, Lígia Ribeiro Silva. Formação inicial e docência universitária: reflexões a partir das experiências vividas na disciplina de estágio supervisionado em Educação Física na Educação Infantil. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
FALKENBACH, A.P.; DREXSLER, G.; WERLE, V. Investigando a Ação Pedagógica da Educação Física na Educação Infantil. Movimento, v.12, n.1, jan./abr., 2006.
MAGALHÃES, J.S.; KOBAL, M.C.; GODOY, R.P. Educação Física na Educação Infantil: uma parceria necessária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.6, n.3, 2007.
MELLO, A. S; MARTINS, R.L.D.R. A centralidade das práticas pedagógicas no processo formativo de professores de Educação Física com a Educação Infantil. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
MELLO, A.S. et al. Representações sociais sobre a Educação Física na Educação Infantil. Rev. Educ. Fis/UEM, v.23, n.3, 2012.
MATOS, T.B. et al. Educação Física na Educação Infantil. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
NASCIMENTO, D.; ROCHA, M.C. Significação das experiências de estágio na Educação Física: os elementos da cultura de matriz indígena e africana na Educação Infantil. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
NORONHA, D.P.; FERREIRA, S.MS.P. Revisões de literatura. In: CAMPELLO, B.S.; CONDÓN, B.V.; KREMER, J.M. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
OLIVEIRA, V.J.M.; MARTINS, D.G.; PIMENTEL, N.P. O cotidiano da Educação Infantil e a presença da Educação Física na poética de ser criança. Pensar a Prática, v.16, n.1, jan./mar., 2013.
QUARANTA, S.C.; FRANCO, M.A.R.S.; BETTI, M. A prática pedagógica do professor de Educação Física na Educação Infantil: o caso das escolas de Praia Grande-SP. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
RIOS, V.S.O.; RAMOS, M.D.P. A presença da Educação Física na Educação Infantil do Colégio Gilberto Dias de Miranda: uma relação construída a partir do PIBID/UNEB – Jacobina/BA. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
RODRIGUES, R.M.; FIGUEIREDO, Z.C. Construção identitária da professora de Educação Física em uma instituição de Educação Infantil. Movimento, v.17, n.4, out/dez, 2011.
SAYÃO, D.T. Educação Física na Educação Infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, ano XI, n.2, nov., 1999.
____. A construção de identidades e papéis de gênero na infância: articulando temas para pensar o trabalho pedagógico da Educação Física na Educação Infantil. Pensar a Prática, v.5, jul./jun., 2001-2002.
SOARES, M.P. et al. Narrativas de ensinar e aprender práticas corporais na educação infantil: o universo dos super-heróis. In: XIX CONBRACE e VI CONICE. Anais..., Vitória/ES, 2015.
SURDI, A.C.; MELO, J.P.; KUNZ, E. O brincar e o se-movimentar nas aulas de Educação Física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, v.22, n.2, abr./jun., 2016.

Texto completo: PDF