Tamanho da fonte:
FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRODUÇÃO CIENTÍFICA DA ÁREA
Última alteração: 2016-07-24
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi fazer um levantamento da produção científica a respeito da educação física na educação infantil em periódicos da área. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica em sete revistas nacionais no período de 2010 a 2016, selecionadas entre os extratos A2 e B2 da classificação da CAPES. Os resultados aqui apresentados correspondem a uma etapa na qual foi feita uma análise preliminar dos artigos encontrados, com base nos títulos, resumos e palavras-chave. Em uma próxima etapa será feita uma análise de conteúdo integral dos artigos. Até o presente momento foi possível constatar que a educação física na educação infantil permanece como uma temática ainda pouco abordada, mesmo mediante alterações nas políticas públicas voltadas a esse nível de ensino.
Palavras-chave
Educação física; Educação infantil; Produção científica
Referências
AYOUB, E. Reflexões sobre a educação física na educação infantil. In: Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl.4, p.53-60, 2001.
BARRETO, A. M. R. F. - Políticas e programas federais destinados à criança de zero a seis anos – Relatório. Brasília: IPEA (2001).
BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, nº 9694/96, Brasília, 2013.
BRASIL. Plano Nacional da Educação, nº 13.005, Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Crianças terão de ir à escola a partir de 4 anos de idade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18563:crian%20cas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade&catid=211&Itemid=86
Acesso em: 07/11/15 .
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2013.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6° Ed. São Paulo: atlas, 2008.
GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes curriculares para a educação física no ensino fundamental e na educação infantil da rede municipal de Florianópolis-SC: registro da parceria NEPEF/UFSCSME/ Florianópolis, 1993 a 1996. Florianópolis, NEPEF/UFSC-SME, 1996.
OLIVEIRA, N.R.C. Educação física na educação infantil: uma questão para debate. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001. Caxambu, Anais... Campinas: CBCE, 2001. (CD-ROM).
BARRETO, A. M. R. F. - Políticas e programas federais destinados à criança de zero a seis anos – Relatório. Brasília: IPEA (2001).
BRASIL. Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, nº 9694/96, Brasília, 2013.
BRASIL. Plano Nacional da Educação, nº 13.005, Brasília, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil, Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação básica. Crianças terão de ir à escola a partir de 4 anos de idade. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18563:crian%20cas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade&catid=211&Itemid=86
Acesso em: 07/11/15 .
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, 2013.
GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6° Ed. São Paulo: atlas, 2008.
GRUPO DE ESTUDOS AMPLIADO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Diretrizes curriculares para a educação física no ensino fundamental e na educação infantil da rede municipal de Florianópolis-SC: registro da parceria NEPEF/UFSCSME/ Florianópolis, 1993 a 1996. Florianópolis, NEPEF/UFSC-SME, 1996.
OLIVEIRA, N.R.C. Educação física na educação infantil: uma questão para debate. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 12., 2001. Caxambu, Anais... Campinas: CBCE, 2001. (CD-ROM).
Texto completo:
PDF