Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DA RECREAÇÃO E LAZER PARA O LAZER E SOCIEDADE: PERSPECTIVA DOS PESQUISADORES PARTICIPANTES DO GTT LAZER E SOCIEDADE DO CBCE EM RELAÇÃO ÀS MUDANÇAS NA NOMENCLATURA E EMENTA DESSE COLETIVO
Aline Tschoke, Simone Rechia

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


Este trabalho é um estrato da pesquisa de doutorado intitulada “Da recreação e lazer para o lazer e sociedade: as maneiras de fazer acadêmico no campo do lazer ligadas a área da Educação Física”. Especificamente neste recorte, tem-se como objetivo apresentar as perspectivas dos pesquisadores do GTT Lazer e Sociedade em relação as mudanças ocorridas na organização desse GTT que ocasionaram as alterações na nomenclatura e ementa desse coletivo. Para tanto, foram realizadas três etapas de pesquisa: 1) Análise de documentos relacionados ao CBCE e seleção dos sujeitos entrevistados; 2) Entrevistas semiestruturadas com os pesquisadores selecionados; 3) Análise interpretativa. Os dados foram sistematizados nas categorias de análise que seguem: CBCE e a criação dos GTTs; Caminhar: a busca por um próprio; GTT entre fronteiras e pontes; Do GTT “Recreação e Lazer” para o GTT “Lazer e Sociedade”. Conclui-se que a alteração da nomenclatura e ementa do GTT Lazer e Sociedade foi fundamental para demarcar o amadurecimento do coletivo, que em seus primórdios tinha em sua maioria pesquisadores que optavam pelos estudos teóricos e relatos de experiência, e hoje sua composição é majoritariamente de pesquisadores que desenvolvem estudos empíricos, correlacionados com o cotidiano e analisados a partir dos aspectos socioculturais e pedagógicos.

Palavras-chave


CBCE, Grupo de trabalho temático, Lazer.

Referências


BOURDIEU,P. O campo científico. In: ORTIZ,S. (Org). Pierre Bourdieu Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

CBCE - Colégio Brasileiro de Ciências do esporte. Disponível em: http://www.cbce.org.br/ Acesso em: 24/02/2014

CERTEAU, M. de A invenção do cotidiano. Petrópolis, Vozes, 2007.

KUNZ, E. Ciência do esporte da educação física e do movimento humano: prioridades, privilégios e perspectivas. In: CARVALHO, Y. M. (Org). Política científica e produção do conhecimento em Educação Física. Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, Goiânia, 2007.

MYSKIW, M. GTT Lazer e Sociedade: análises sobre a constituição de um espaço de estudos de produção de conhecimentos. In: RECHIA et all. (Org). Dilemas e Desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Ed Unijuí, 2015.

REZER, R. O CBCE como “solo comum” para diálogos necessários ao campo da Educação Física quatro apontamentos introdutórios... Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v 32, n 1, p.75- 92, 2010.

Texto completo: PDF