Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A importância das propostas pedagógicas durante a formação inicial do professor de Educação Física
Erica Vieira Marques, Bruno Bonfante, Eduarda Potrikus, Milaine da Rosa, Sônia Regina Marques

Última alteração: 2016-07-27

Resumo


Este estudo visa compreender o processo de formação inicial do professor de Educação Física, para isso analisaremos a importância das propostas pedagógicas durante essa formação, sua contribuição na constituição histórica e social do sujeito, nas distintas vertentes que compõem a sociedade. Dessa forma nosso objetivo geral se concentra em: Compreender como os professores relacionam a efetivação dos seus planos de ensino na sua prática pedagógica para a formação crítica dos futuros professores, conforme proposto pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC) do Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC.

Palavras-chave


Educação; Educação Física; Projeto Pedagógico do Curso.

Referências


BRACHT, V. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Uniijuí, 1999.

________. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos CEDES, n. 48, 1999, pp 69-88;

________. Educação Física e Aprendizagem Social. Porto Alegre: Editora Magister, 1992;

BRASIL. MINISTÈRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Parâmetros curriculares nacionais para a Educação Física. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental: Brasília (DF), 1997.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. Campinas: Cortez, 1992.

NASCIMENTO, Carolina Picchetti. A atividade pedagógica da Educação Física: a proposição dos objetos de ensino e o desenvolvimento das atividades da cultura corporal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação,Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

SAVANI, Dermeval. Pedagogia histórica-crítica: primeiras aproximações. 11. Ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013. 137 p.

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE. Projeto Pedagógico do curso de Graduação em Licenciatura (PPC). 2014.

Texto completo: PDF