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O PIBID E AS APRENDIZAGENS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: O PRODUTO DE UMA ETNOGRAFIA COM ESTUDANTES DA FACOS EM OSÓRIO/RS.
Tiago Medeiros, Márcio Coelho Cardoso, Lucas Lopez da Cruz, Camila da Rosa Medeiros, Gabriel Gules Goularte

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este estudo trata da compreensão das aprendizagens construídas no PIBID pelos estudantes do Curso de Educação Física de uma Instituição de Ensino Superior do interior do Rio Grande do Sul. O presente trabalho se apresenta sustentado na Pedagogia Crítica, a partir do desenho teórico-metodológico da etnografia nos permitiu interpretar os aspectos simbólicos compartilhados entre os bolsistas participantes do Programa em três escolas da Rede Municipal de Ensino. Engajados na perspectiva crítica e reflexiva apresentamos duas categorias de análises, onde, na primeira descrevemos os “Percursos e Representações de Escolas e EFI” e na segunda categoria “PIBID: Concepções e Práticas de Educação Física”. Deste modo, tivemos a oportunidade de compreender que as relações de ensino e aprendizagens desenvolvidas na Educação Básica, Ensino Superior e no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, são diferentes do proposto na metodologia do Programa, assim como potencializa as forças hegemônicas dos grupos dominantes, não potencializa a reflexão na ação da formação acadêmicas dos bolsistas de Educação Física.

Palavras-chave


Educação; Etnologia; Cultura; Política Social.

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