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O ESPORTE EDUCACIONAL E O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA INCLUSÃO DE TODOS: IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Mauricio Cravo dos Reis, Méri Rosane Santos da Silva

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


O presente estudo trata-se de um recorte de um projeto de tese vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Ciências da Universidade Federal do Rio Grande, na qual aborda o princípio pedagógico da inclusão de todos vinculado ao esporte educacional, utilizado como ferramenta metodológica na capacitação de professores através da Rede de Parceiros Multiplicadores de formação continuada no sul do Rio Grande do Sul. A partir dessa temática, o objetivo foi problematizar as possibilidades de o esporte educacional angariar a inclusão de todos participantes de forma igualitária, levando em consideração o que se deseja com esse princípio. A pesquisa se utilizou da análise documental como metodologia, na qual privilegia o manuseio de materiais produzidos e fornecidos pela Rede Multiplicadora. Além disso, localiza nos estudos pós-estruturalistas sua base teórica para que seja desenvolvido e analisado a temática proposta, problematizando questões do presente e trazendo para a discussão os possíveis engendramentos existentes. Nessa conjuntura, foi possível perceber que embora haja a promessa da metodologia de esporte educacional de incluir todos, a existência da competitividade entre os praticantes e a naturalização do esporte como único conteúdo da Educação Física escolar, acabam dificultando o processo de inclusão de todos através dessa perspectiva.

Palavras-chave


esporte educacional; inclusão; Educação Física;

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