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PIBID UFRRJ DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR
Renata Loiza Alcantara Soares

Última alteração: 2016-07-24

Resumo


O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) que tem como um dos objetivos contribuir para a formação docente através da inserção do licenciando no contexto escolar, poderia auxiliar para a construção de uma identidade docente mais enriquecida. Neste trabalho temos como objetivo analisar e divulgar a contribuição do programa para a formação da identidade docente e debater como a realidade escolar e as experiências podem desenvolver diferentes identidades. É um estudo de caráter qualitativo, que foi utilizado como instrumento o relato de experiência de três bolsistas ao longo de dois anos no programa. O PIBID tem uma importância fundamental na formação docente por levar seu bolsista para além da teoria das disciplinas da matriz curricular da Universidade, inserido no ambiente escolar ainda durante o processo de formação. Dentro do relato de cada bolsista, podemos perceber como um mesmo grupo pode ter diferentes construções de identidades, estando inseridos dentro da mesma escola. Concluímos que o PIBID enriquece a formação dos licenciados, sendo de suma importância que mais discentes possam ter acesso ao programa. Suas experiências durante esses dois anos proporcionaram uma formação diferenciada, tendo contribuído de forma pessoal para a construção de identidade docente a partir do que vivenciaram.

Palavras-chave


Identidade docente; Educação Física Escolar; PIBID

Referências


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