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FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PIBID: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UEFS
Leonardo de Carvalho Duarte, Cláudio Lucena de Souza, Bianca de Oliveira Almeida, Mariana Carneiro Santana

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este trabalho partiu do reconhecimento da pertinência de estudar o processo de formação inicial de professores e suas problemáticas, e buscou discutir aspectos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) que pudessem revelar as possíveis contribuições deste programa, em especial das ações do Subprojeto de Educação Física da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), à qualificação da formação inicial de seus participantes, à melhoria da qualidade do ensino na escola básica e, também, à valorização da profissão docente. Metodologicamente caracteriza-se como um relato de experiência de formação docente, vivenciado por bolsistas do subprojeto entre março de 2014 e fevereiro de 2016. As reflexões e narrativas permitem considerar que o PIBID/subprojeto Educação Física UEFS promoveu práticas educativas que efetivamente aproximaram os sujeitos da realidade de escolas públicas, suscitando e subsidiando debates e aprendizagens significativas na/da formação inicial, prática docente e, principalmente, no/do cotidiano escolar.

Palavras-chave


PIBID; Formação de professores; Educação Física

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