Tamanho da fonte:
AS RODAS DE CONVERSA DE UM GRUPO PIBID NO ANO DE 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Última alteração: 2016-08-01
Resumo
Este texto é um relato de experiência das reuniões semanais do grupo de bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física de uma universidade federal do Rio de Janeiro durante o ano de 2016. As reuniões aconteciam no modelo de “Circulo de Cultura”. Os Círculos de Cultura eram tematizados e dinamizados por um professor universitário da própria universidade ou por um especialista no tema gerador da reunião. Os temas foram os seguintes: (1) abusos contra as mulheres: físicos, psicológicos e morais; (2) doenças psicossomáticas e estresse dos professores relacionados com o cotidiano escolar; (3) bullyng: como o professor deve proceder?; (4) racismo; (5) racismo no futebol. Os bolsistas se mostraram motivados e envolvidos com os temas escolhidos, dessa forma muitos puderam compartilhar experiências, fazer questionamentos e debater sobre assuntos essenciais na formação de professores que muitas vezes são esquecidos ou passam despercebidos no momento das aulas.
Palavras-chave
Roda de Conversa; Formação; PIBID.
Referências
Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003.
___________. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra , 1987.
___________. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra , 1987.
Texto completo:
PDF