Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
AS RODAS DE CONVERSA DE UM GRUPO PIBID NO ANO DE 2016: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Isabella de Carvalho Cásseres e Moraes, Edvaldo de Souza Pereira Júnior, Felipe Lameu dos Santos

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este texto é um relato de experiência das reuniões semanais do grupo de bolsistas e supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Educação Física de uma universidade federal do Rio de Janeiro durante o ano de 2016. As reuniões aconteciam no modelo de “Circulo de Cultura”. Os Círculos de Cultura eram tematizados e dinamizados por um professor universitário da própria universidade ou por um especialista no tema gerador da reunião. Os temas foram os seguintes: (1) abusos contra as mulheres: físicos, psicológicos e morais; (2) doenças psicossomáticas e estresse dos professores relacionados com o cotidiano escolar; (3) bullyng: como o professor deve proceder?; (4) racismo; (5) racismo no futebol. Os bolsistas se mostraram motivados e envolvidos com os temas escolhidos, dessa forma muitos puderam compartilhar experiências, fazer questionamentos e debater sobre assuntos essenciais na formação de professores que muitas vezes são esquecidos ou passam despercebidos no momento das aulas.

Palavras-chave


Roda de Conversa; Formação; PIBID.

Referências


Freire, Paulo. Educação como prática da liberdade. 27 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003.

___________. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e terra , 1987.

Texto completo: PDF