Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BANCO DE PERIODICOS NACIONAIS (2005-2014) SOBRE O ENSINO REFLEXIVO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Sérgio Oliveira Junior, Vanessa da Silva da Silveira, Viviani Dias Cardoso

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


Buscamos compreender a formação docente na perspectiva do ensino reflexivo a partir das produções científicas nos periódicos nacionais do campo de conhecimento Educação Física e Ciências do Esporte qualis (A1;A2;B1;B2) entre os anos de 2005 a 2014. Na análise das produções emergiram duas categorias: Na primeira, “Perspectivas sobre o ensino reflexivo apresentadas nos estudos” apresentamos e dialogamos sobre o ensino reflexivo a partir do debate realizado pelos autores dos artigos encontrados. Na segunda categoria intitulada “Aspectos positivos e negativos do ensino reflexivo apresentados nos estudos”, observamos aspectos convergentes nos artigos que se compartilhavam sobre o ensino reflexivo, como a metodologia da prática reflexiva; concepção e visão de mundo e aluno que a formação reflexiva visa na sociedade; importância do acompanhamento na formação acadêmica; rompimento da formação inicial sobre a perspectiva da racionalidade técnica e apenas um aspecto divergente o não uso do ensino reflexivo na formação inicial. Concluímos que embora existam poucas pesquisas, os artigos analisados são relevantes e mostram uma nova forma de pensar a formação docente e a educação para transformação social a partir do ensino reflexivo.

Palavras-chave


: ensino reflexivo, reflexão crítica, ensino crítico reflexivo, prática reflexiva.

Referências


DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, M. C.; TAKAHASHI, R. F.; BERTOLOZZI, M. R. Revisão sistemática: noções gerais. Revista da Escola de Enfermagem USP, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260 - 1266, out. 2011.
GOMES, I. CAMINHA, I. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Porto Alegre, v. 20, n. 01, p. 395-411, jan/mar de 2014.
JUNIOR, S. R. V, Marlus A. Tornando o “jogo possível” reflexões sobre a pedagogia do esporte, os fundamentos dos jogosdesportivos coletivos e a aprendizagem esportiva. Pensar a prática, 2008.
PEREZ GOMEZ, A. O pensamento prático do professor - a formação do profissional como profissional reflexivos. In NOVÓA, A. Os professores e a sua formação, Lisboa: Dom Quixote, 1992.
RIBEIRO, D.M.D.B. A prática pedagógica reflexiva e os fenômenos educativos e sociais no cotidiano escolar. Revista da Educação UEM, 2005.
RINALDI, I. P.B. Formação inicial em Educação Física: uma nova epistemologia da pratica docente. Movimento, 2008.
SILVA, R. V. de S. e. Mestrados em Educação Física no Brasil: pesquisando suas pesquisas. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, UFSM, Santa Maria/RS, 1990.
SCHON, D. La formación de profissionales reflexivos. Barcelona: Paidós Ibérica, 1992.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.
ZEICHNER, K. M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Texto completo: PDF