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POLÍTICAS PÚBLICAS E SAÚDE DA CRIANÇA: A INSERÇÃO DO EDUCADOR FÍSICO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DO SUS
Julyenne Aparecida Wolski, Tainara Piontkoski Maldaner, Bruna Letícia dos Santos, Letícia Fernandes Andres, Luciana Vieira Castilho Weinert

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este estudo propõe a discussão acerca da inserção do profissional da educação física na atenção primária em saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e sua relação com as políticas públicas de saúde infantil. Trata-se de um estudo analítico observacional longitudinal do tipo coorte onde são acompanhadas 5 crianças de 1 a 2 anos de idade. A presente pesquisa possui 3 fases: na 1º coleta-se informações sobre as condições de nascimento, gestação e saúde global da criança, na 2º realiza-se a sua avaliação motora pelo Teste de Triagem de Denver II mensalmente durante 12 vezes consecutivas, e, na 3º pretende-se confrontar estes dados com outros dados já existentes sobre a avaliação motora destas crianças durante o seu 1º ano de vida, analisá-los e discuti-los sob o ponto de vista das políticas públicas em saúde. Os resultados, até o presente momento, apontam para boas condições de vitalidade ao nascimento e padrão de desenvolvimento típico, salvo uma criança que se mantém aquém do esperado na avaliação do desenvolvimento global. Considera-se que o acompanhamento do desenvolvimento global infantil torna-se necessário, para que atrasos sejam minimizados precocemente e se previnam repercussões de alterações no desenvolvimento na fase adulta.

Palavras-chave


Educação Física; Atenção Primária em Saúde; Políticas Públicas.

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