Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
NARRANDO UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTIL NA CIDADE DO RIO GRANDE, RS
Marina Lopes Gautério, Josiane Vian Domingues, Daiane Grillo Martins

Última alteração: 2016-08-12

Resumo


O texto a seguir constitui-se como uma narrativa das experiências produzidas durante as intervenções pedagógicas realizadas através da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande-FURG no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), localizado na cidade do Rio Grande/ RS. Esse Centro destina-se ao atendimento de crianças e jovens de 0 (zero) a 18 (dezoito) anos com transtornos mentais de níveis classificados como moderados e graves, na qualidade extra-hospitalar. Foram realizadas 10 horas de intervenções em oficinas terapêuticas duas vezes por semana, atendendo três meninas: uma autista, uma com atraso psicomotor e a terceira com comportamento agressivo e hiperatividade. Para tanto, tinha-se como proposta atividades que focassem especialmente no desenvolvimento de novas habilidades, para que desta forma o sentido de superação se tornasse aspecto de motivação para as meninas durante a realização das atividades propostas. As intervenções realizadas no Estágio Supervisionado I foram repletas de experiências significativas, pois através delas foi possível perceber que a cada momento há um novo desafio a ser superado, aprendendo dia a dia com as relações estabelecidas no CAPSi, além de ampliar o leque de espaços de atuação, enquanto futura professora de Educação Física.

Palavras-chave


CAPSi; Educação Física; Estágio Supervisionado

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde mental no SUS: os centros de atenção psicossocial / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

_____. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica: Saúde mental. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013

CARVALHO, Y. M. Educação Física e saúde coletiva: uma introdução. In: LUZ, M.T. Novos saberes e práticas em saúde coletiva: estudo sobre racionalidades médicas e atividades corporais. São Paulo; Hucitec, 2003.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência; In: Revista Brasileira de Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr 2002.

STRAPASSON, Aline Miranda; Carniel, Franciele. A educação Física na educação especial. In: http://www.efdeportes.com/Revista Digital - Buenos Aires - Año 11 - N° 104 - Enero de 2007.

Texto completo: PDF