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EDUCAÇÃO FÍSICA E SEMINÁRIOS INTEGRADOS NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Éder José Müller, Lisandra Oliveira Silva

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


Este texto procura compreender como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida em Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados, através da perspectiva de docentes. Trata de um estudo de caso qualitativo, realizado em uma escola estadual da cidade de Porto Alegre/RS, orientado pelo seguinte problema de conhecimento: Como a Educação Física no Ensino Médio Politécnico do Estado do Rio Grande do Sul está sendo desenvolvida nas Áreas das Linguagens nas Escolas Estaduais e de que maneira é contemplada nos Seminários Integrados a partir da interdisciplinaridade? O trabalho de campo da pesquisa teve duração de 10 meses e os procedimentos para obtenção de informação foram análise de documentos, observação, diário de campo e entrevista semiestruturada. Os principais resultados obtidos com a pesquisa indicam a utilização da Pesquisa enquanto princípio pedagógico nos Seminários Integrados, assim como, nas aulas de Educação Física. Do mesmo modo, foi possível observar que a inserção da Educação Física na Área das Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, tem se ilustrado mais no desenvolvimento e na aproximação das temáticas dos Seminários Integrados, do que nas aulas deste Componente Curricular.

Palavras-chave


Educação Física; Ensino Médio; Ensino Médio Politécnico; Seminários Integrados

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