Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO GAÚCHO: A AVALIAÇÃO EM FOCO
Denise Grosso Fonseca, Tairine Duarte Dias

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


O Ensino Médio do Rio Grande do Sul, tem sido marcado pela implantação da “Proposta Pedagógica para o Ensino Médio Politécnico e Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – 2011-2014”, a qual se propõe a colocar o Ensino Médio como efetiva etapa final da Educação Básica. Dentre seus princípios destaca-se a Avaliação Emancipatória, foco desta pesquisa, cujo objetivo é compreender como os professores de Educação Física percebem e praticam a avaliação a partir da perspectiva emancipatória. É uma investigação qualitativa, através de observações, entrevista semiestruturada, análise documental e diários de campo, sendo que o presente estudo trará a análise de informações colhidas através de entrevistas semiestruturadas, com seis professores, em duas escolas estaduais, de uma cidade da fronteira oeste do Estado. A análise das informações indica que alguns professores ainda não têm clareza sobre a concepção emancipatória de avaliação e apresentam dificuldades em romper com a lógica quantitativa.

Palavras-chave


Ensino Médio; Educação Física; Avaliação Emancipatória.

Referências


BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais (PCNs). Linguagens, códigos e suas tecnologias. Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: a história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 1988.
FERREIRA, Vera Maria. Ensino Médio Politécnico: mudança de paradigma. In AZEVEDO, José Clovis e REIS, Jonas. Reestruturação Curricular do Ensino Médio. São Paulo: Fundação Santillana, 2013.
Autor, 2015.
GHIRALDELLI JR. Paulo. Educação Física Progressista. São Paulo: Loyola, 1988.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e Contrapontos. Porto Alegre: Mediação, 1998.
_____ Avaliação Mediadora. 29. ed. Porto Alegre: Mediação, 2009.
LUIS, Suzana Maria Barrios. De que avaliação precisamos em arte e educação física? In: SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Resa (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2012.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Proposta pedagógica para o Ensino Médio politécnico e educação profissional integrada ao Ensino Médio – 2011-2014. RS, 2011. p. 1-36.
_____ Secretaria de Estado da Educação. Regimento referência das escolas de ensino médio politécnico da rede estadual.RS. p. 1-26.
SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa-reguladora. In: SILVA, Janssen Felipe da; HOFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: Em diferentes áreas do currículo. 109. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p. 9-22.

Texto completo: PDF