Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO ESPORTIVO PARANAENSE
LUCIANA LETICIA SPERINI RUFINO DOS SANTOS, FERNANDA GIMENEZ MILANI, ANDRESSA PELOI BERNABÉ, FERNANDO AUGUSTO STAREPRAVO

Última alteração: 2016-08-11

Resumo


A Constituição Federal de 1988 atribui ao Estado o dever de fomentar práticas desportivas formais e não formais. A Secretaria Estadual de Esporte e Turismo do Paraná realizou um diagnóstico do cenário esportivo municipal para auxiliar na construção de uma Política Estadual de Esporte. Nos propomos neste trabalho a realizar uma análise do diagnóstico, disponibilizado publicamente pela SEET. Ainda que a ação seja positiva, a metodologia aplicada pode não ser fiel a realidade dos municípios, visto que os dados obtidos podem ser considerados como subjetivos, uma vez que não há de fato uma comprovação das informações repassadas pelos municípios. Mesmo com ressalvas ao método aplicado, consideramos o estudo como uma ação importante, necessária para auxiliar na construção de novas políticas públicas de esporte no estado do Paraná.

Palavras-chave


Esporte; Políticas Públicas; Gestão Pública

Referências


BERNABÉ, A. P. Formação dos agentes públicos do esporte e lazer em municípios do estado do paraná. Dissertação de Mestrado: Universidade Estadual de Maringá. 2016.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BRASIL. Decreto nº 3.199 de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o país. 1941.

BRASIL. Lei n.º 9615/1998, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. 1998.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Síntese dos Indicadores de 2009. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.

MARTINS, D. J. Q. A formulação e a implementação das Políticas Públicas no campo do esporte no estado do Paraná entre 1987 e 2004. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Paraná. 2004.

MEZZADRI, F. M. A estrutura esportiva no Estado do Paraná: da formação dos clubes as atuais políticas governamentais. Tese de Doutorado em Educação Física – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2000.

MEZZADRI F. M.; STAREPRAVO, F. A.; PRIVADO, R. R.; GUIMARÃES, L. Políticas públicas para o esporte e lazer nas cidades do estado do Paraná. XXVI Congresso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología: Guadalajara, 2007.

PARANÁ. Diagnóstico do cenário esportivo municipal. Secretaria Estadual de Esporte e Turismo. 2016. Disponível em: http://www.esporte.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=291 Acesso em 05 de maio de 2016.

STAREPRAVO, F. A. Políticas públicas de esporte e lazer no brasil: aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/acadêmico. Tese de Doutorado: Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2011.

TEIXEIRA, M. A. C. Estado, governo e administração pública. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Texto completo: PDF