Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DA DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: CAMINHOS E PERSPECTIVAS
Daniela Ricarte, Priscila Fontes Gularte, Fernanda Teixeira, Leila Cristiane Finoquetto

Última alteração: 2016-08-01

Resumo


O cenário atual das políticas públicas para a educação básica propostas na Base Nacional Comum Curricular instauraram discussões entre profissionais das graduações em Danças e Educação Física devido a presença do conteúdo ‘danças’ também na Educação Física. Assim, esta investigação se propõe a problematizar a produção acadêmica da Educação Física acerca da temática ‘dança’ a partir dos anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, por considerarmos a presença histórica desse conteúdo, seja na formação inicial em Educação Física ou na Educação Básica. Para esta pesquisa fizemos o recorte das edições de 2007, 2009, 2011 e 2013 destes anais buscando os trabalhos que anunciassem em seus títulos o termo ‘dança’ ou que remetessem a seus praticantes ou, ainda, modalidades/estilos de dança. Foram mapeados 65 trabalhos. Não evidenciamos nenhuma centralidade geográfica ou institucional na produção desses trabalhos; identificamos nove temáticas recorrentes: Mapeamento, Currículo, Metodologia de Ensino/Práticas Pedagógicas, Modalidades e suas implicações, Sentidos e Significados da dança, Formação Inicial, Historicidade, Atuação Profissional, Investigações Biológicas. A diversidade de investigações amplia os olhares sobre a presença da dança, outorga outras dimensões que não se limitam à biológica, problematizando, em grande medida, sua presença no processo educativo.

Palavras-chave


Produção de Conhecimento; Educação Física; Danças

Referências


BRACHT, Valter. Educação física & ciência: cenas de uma casamento (in)feliz. 2.ed.Ijuí/RS. Ed. Unijuí, 2003.
CONTRIBUIÇÃO COLETIVA DOS GTTs. Sobre a dança na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) da Educação Física Escolar. 2015. 27p. Disponível em http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/GTTS_DANCA_TEMA_EF_BASES_CURRICULARES_13_12_2015%20A.pdf.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia científica/ Maria de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 7.ed. São Paulo/SP: Atlas, 2010.
STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a arte e a docência: A formação do artista da dança/Márcia Strazzacappa e Carla Morandi. 4.ed. Campinas/SP: Papirus, 2012. (Coleção Ágere).

Texto completo: PDF