Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DOS AGENTES PÚBLICOS DE ESPORTE NO ESTADO DO PARANÁ
LUCIANA LETICIA SPERINI RUFINO DOS SANTOS, Fernanda Gimenez Milani, Fernando Augusto Starepravo

Última alteração: 2017-01-19

Resumo


Este estudo objetivou apresentar o panorama atual e as tendências das políticas públicas de esporte e lazer em municípios do estado do Paraná. Fizeram parte do estudo 77 municípios, incluídos no banco de dados do projeto de pesquisa “Análise dos agentes públicos do Sistema Nacional de Esporte”, construído pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer - GEPPOL, que teve como objetivo geral diagnosticar e analisar as principais características, especificidades e modo de ação dos agentes públicos municipais que compõem o Sistema Nacional de Esporte. Os resultados evidenciaram que as Políticas Públicas implementadas pelos municípios caracterizam-se como políticas de governo, não sendo ações eficientes, eficazes para garantir o direito constitucional ao Esporte e Lazer. Concluiu-se que há uma carência de oferta de políticas públicas para o esporte, principalmente se considerarmos as três manifestações do esporte, e do lazer nos municípios paranaenses.

Palavras-chave


direitos sociais; manifestações esportivas; agentes públicos.

Referências


ARAÚJO, S. M.; DOMINICI, K. R. L.; CARDOSO, G. M. Os ordenamentos legais do município de São Luís-MA: o esporte e o lazer em foco. In: Anais do XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte [e] III Congresso Internacional de Ciências do Esporte / Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Salvador: CBCE, 2009.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, LDA, 2009.

BELLONI, I.; MAGALHÃES, H.; SOUZA, L. C. Metodologia de Avaliação em Políticas Públicas. Tradução de Floriano de Souza Fernandes, São Paulo, Cortez, 2003.

BORGES, C. N. F.; AREIAS, K. T. V. ; CABRAL, L. R. ; TONINI, G. T. Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Espírito Santo: Políticas de Governo X Políticas de Estado. In: XIV Congresso Brasileiro de Sociologia, 2009, Rio de Janeiro. XIV Congresso Brasileiro de Sociologia: Sociologia: Consensos e controvérsias. Rio de Janeiro: SBS/UFRJ, 2009. p. 191-211.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília: Câmara dos Deputados, 1988. CASTELLANI FILHO, L. A educação física no sistema educacional brasileiro: percurso, paradoxos e perspectivas. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 1999.

BRASIL. Ministério do Esporte. II Conferência Nacional do Esporte.Texto II - Fundamentação Sobre o Sistema Nacional de Esporte e Lazer. Brasília, 2006.

BUENO, L. Políticas públicas do esporte no Brasil: razões para o predomínio do alto rendimento. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) - Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. São Paulo, 2008.

BUENO, L. Política pública do esporte no Brasil: aplicação da AdvocacyCoalition Framework. In: SANTOS, E. S. LEIRO, A.C. Políticas Públicas de Esporte e Lazer: diálogos. Petrolina, PE: UNIVASF, 2015.

CAVICHIOLLI, F. R. Políticas públicas para o esporte e lazer: tentativa de mudanças. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 1996.

GALINDO, A. G. Esporte e lazer municipal: Reflexões sobre as bases do planejamento e gestão pública. Revista do Plano Diretor Participativo do Município de Santana-AP - Vol. 1 – Num.1 – Out 2005.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos Municípios Brasileiros: Esporte 2003. Rio de Janeiro: IBGE, 2006.

____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Perfil dos municípios brasileiros 2012: Pesquisa de informações básicas municipais. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.


LINHALES, M. A. Jogos da política, jogos do esporte: subsídios à reflexão sobre políticas públicas para o setor esportivo. In: MARCELINO, N. C. Lazer e esporte: políticas públicas. 2. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

MARCELLINO, N. C. (organizador). Lazer e Esporte: Políticas Públicas. 2 Edição –Campinas-SP, Autores Associados, 2001.

MENEZES, V. G.; OLIVEIRA, A. M.; SOUZA, E. F. Gestão Desportiva e Política Pública na Região Metropolitana de Recife. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. São Paulo, v.26, n.2, p. 219-30, abri/jun 2012.


MEZZADRI, F. M. et al. Políticas públicas para o esporte e o lazer nas cidades do estado do Paraná. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. de. (Orgs.) Esporte e Lazer: subsídios para o desenvolvimento e gestão de políticas públicas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2006.
MEZZADRI, F. M. Políticas Públicas para o Esporte e lazer: teorias e conceitos. In: Motta, A.; Terra, R. (Org.). Esporte, Lazer e políticas públicas na região dos Lagos. Rio de Janeiro: iVentura, 2011, p. 89-102.

STAREPRAVO, F. A. Políticas públicas de esporte e lazer no brasil: aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre os subcampos político/burocrático e científico/acadêmico. Tese de Doutorado: Universidade Federal do Paraná. Curitiba: 2011.

TRIVIÑOS, A. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Texto completo: PDF