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A Educação Física do Colégio Militar de Porto Alegre: de turmas separadas - por sexo e por altura - a turmas mistas
Lara Felix Jacoby

Última alteração: 2020-08-18

Resumo


O Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) foi um educandário exclusivamente masculino desde sua fundação, em 1912, até o ano de 1989, quando a entrada das primeiras alunas foi autorizada. Dessa maneira, o objetivo do presente trabalho é descrever o processo de transição de turmas separadas por sexo e por altura para turmas mistas na Educação Física dos primeiros níveis de ensino atendidos pelo CMPA, o sexto e o sétimo anos do Ensino Fundamental e se, com isso, se alcançou uma prática coeducativa. O referencial teórico explorado é o dos Estudos de Gênero e Feministas, bem como a legislação que rege o Ensino por Competências dentro do Sistema Colégio Militar do Brasil. A metodologia utilizada teve como base a história oral coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas. Também foi utilizada a observação participante com registros em diário de campo. Até o momento, foram realizadas três entrevistas com professores da instituição e observadas as aulas do primeiro semestre de uma turma de sexto e de uma turma de sétimo ano. As narrativas e práticas ainda são baseadas na biologia dos corpos e a discussão acerca da coeducação deve ser aprofundada no CMPA.

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