Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DE ESPORTE E LAZER EM JEQUIÉ E SALVADOR: UM PARALELO ENTRE A CAPITAL E O INTERIOR (1920-1921)
Tayná Alves de Brito, Felipe Eduardo Ferreira Marta, Lucas Oliveira, Roberto Gondim Pires

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


INTRODUÇÃO

A presente pesquisa é resultado do programa de Iniciação Científica UESB-FAPESB, junto ao curso de Educação Física. O interesse pelo tema em questão surge a partir de um estudo sobre as notícias do esporte presentes nos jornais da capital e do interior da Bahia com o intuito de analisar como o esporte e o lazer se manifestam em ambos locais. Nesse sentido, objetivou-se analisar e discutir as notícias esportivas presentes em dois jornais do interior e da capital da Bahia, bem como identificar as diferenças e semelhanças sobre a incidência do esporte e do lazer nesses locais.
É importante ressaltar que o esporte não se desenvolveu apenas nos grandes centros urbanos, talvez ele tenha apenas se expressado de maneira diferente em cidades do interior. Dias (2013) nos informa que o desenvolvimento histórico do esporte no Brasil desestabiliza o modelo teórico que enxerga como vetores principais os processos urbanização e modernização e que há realidades onde “o florescimento de esportes ocorreu e ocorre ainda em ambientes pouco ou nada urbanizados”.
No entanto, outra analise faz-se necessária tendo em vista os estudos Norbert Elias (1992) em A busca pela excitação – que tem como pano de fundo o processo civilizador –, onde o esporte e o lazer encontram-se num quadro especifico à liberação das tensões, ou a excitação de maneira controlada. Sendo relevante para nossa pesquisa visto relação com a caça às raposas, que “permitia aos cavalheiros e as senhoras caçadores todos os prazeres e o excitamento da perseguição, assim dizer, de forma mimética, por meio de um jogo violento”. Com efeito, na cidade do interior investigada sugere-se uma atividade de cunho semelhante denominada “esporte Venotóris”.



METODOLOGIA

A presente pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa histórica de caráter exploratório, realizada a partir da análise de jornais da Bahia disponíveis na hemeroteca digital: Jornal A Manhã, no período de 1920 e 1921, no qual foram analisadas 220 edições e Instituto Geográfico e Histórico da Bahia: Jornal Correio de Jequié, no qual foram analisadas 20 edições. Em seu total a pesquisa abrange o período de 1910 a 1929. Para a busca de notícias foi utilizado o descritor “sport”.
A análise do material foi realizada a partir do estudo método de pesquisa com periódicos sugerido por Pinski (2005), bem como leitura e transcrição das fontes encontradas.

Texto completo: PDF