Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Seminário de Estudos do Lazer

Tamanho da fonte: 
“A apropriação dos Espaços Públicos Para o Lazer: análise preliminar de uma praça da cidade de Jequié-BA"
Lucas Oliveira, Ariel Carlos Silva de Aragão, Neidiana Braga da Silva Souza, Pedro Herinque Iglesiaz Menegaldo

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


O presente estudo busca identificar como se desenvolve a ocupação dos espaços urbanos para o lazer na cidade de Jequié – BA, especificamente na Praça Duque de Caxias – Praça dos Poetas, popularmente conhecida como Alto da Prefeitura. Este local a princípio fora construído no intuito de arborização no entorno da prefeitura do município, no entanto, passou a ser um espaço apropriado pelos cidadãos para o lazer, englobando suas diversas áreas: artística, intelectual, físico-esportivo, manuais, turísticos, sociais (MARCELLINO, 2002). Recentemente, no ano de 2018, a praça passou por revitalizações visando melhorar as condições estruturais do local (iluminação, pista e manutenção da área verde), ainda que, o espaço já era tido como um lugar ideal para a socialização entre amigos e contemplação do pôr-do-sol, com a restruturação assumiu mais possibilidades de lazer, principalmente relacionada às: práticas de skate, patins, slackline e corrida; atividades artísticas, com música em rodas de violão e a dança; além de criar possibilidades de renda, com a comercialização de produtos alimentícios. Neste sentido, a pesquisa procura entender de que maneira começa a se formar uma cultura local de um habitus para o lazer, com particularidades e vivências próprias que configuram o espaço e o cotidiano das pessoas que usufruem deste ambiente. Estas vivências partem num primeiro momento de iniciativas pessoais e/ou coletivas, destaca-se que, a cidade não dispõe de shopping, cinema entre outros espaços e equipamentos estruturados para determinadas práticas, como os esportes radicais; num segundo momento, podem-se identificar iniciativas políticas no intuito de “organização”, como o fechamento das vias públicas aos finais de semana para possibilitar a vivência de distintas atividades de lazer.


METODOLOGIA

Este estudo se caracteriza como uma pesquisa quanti-qualitativa com delineamentos descritivos. Participaram da investigação 44 pessoas com média de idade de 22 anos que estavam frequentando o local investigado no dia elencado para a coleta de dados. Os métodos para obtenção das informações inerentes a temática se deram pela aplicação de um questionário semiestruturado com questões objetivas. Para tratamento dos dados, os cálculos de frequência relativa e da porcentagem foram realizados no software Statistical Package for Social Sciences para Windows (SPSS, versão 21.0). Além disso, as categorias elencadas para análise dos dados estão alicerçadas nos conteúdos culturais do lazer de Marcellino (2002).

A análise dos dados será baseada nos pressupostos teóricos de Norbert Elias (1992), entendendo o lazer como uma das características humanas para a busca não somente de liberação das tensões do mundo do trabalho, mas, para exteriorização controlada de um conglomerado de sentimentos e emoções presentes ou não na vida moderna. Para mais, com base em Bourdieu (1990) busca-se identificar a constituição de um habitus do lazer, correlacionado aos vários aspectos da conformação social local.

Texto completo: PDF