Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Seminário de Estudos do Lazer

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PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA: RELATO DE PROFISSIONAIS ATUANTES NO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
BRUNA SOLERA, Yedda Maria da S. Caraçato, Pâmela Norraila da Silva, Marília Maria Zaia Alves Muzolon, Ana Luiza Barbosa Anversa, Patric Paludett Flores, Vânia de Fátima Matias de Souza, Amauri A. Bassoli de Oliveira

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


OBJETIVO: Identificar quais as práticas corporais de aventura com maior realização em um programa de esporte educacional, com foco no atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. MÉTODOS: Participaram do estudo 273 profissionais pertencentes ao Programa Segundo Tempo-convênio Profesp do Ministério da Defesa. Para a coleta de dados foi utilizado o ambiente virtual moodle do curso de capacitação EaD do PST,o Fórum de Discussão sobre Práticas Corporais de Aventura, cuja questão central foi: Quais as práticas corporais seus alunos conhecem e quais já praticaram? Para análise dos dados coletados, foi realizado agrupamento entre as respostas semelhantes, e usado estatística descritiva para organização destes. RESULTADOS: A partir da análise dos dados verificou-se que a maioria dos sujeitos trabalham com as práticas corporais de aventura como skate (33,8%), o slackline 33,5%, às corridas orientadas 12,6% e o surfe 20%. Como dificuldades de implementação dos esportes de aventura, 95,2% dos sujeitos afirmam a falta de espaços e materiais para a realização de outras práticas e, 4,8% não informaram. 96,3% entendem que o trabalho com tais práticas devem ser expandidos. Os demais não informaram (3,7%). CONCLUSÃO: Os dados coletados indicam que as práticas corporais de aventura são vistas como importantes para os sujeitos entrevistados, mas ainda evidencia-se a escassez das modalidades desenvolvidas destacando a falta de estrutura e materiais. Observa-se que mesmo sendo uma prática presente nas propostas pedagógicas ainda é preciso que haja investimentos pedagógicos para a efetivação do saber fazer, conhecer e praticas no campo dos esportes de aventura.

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