Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Seminário de Estudos do Lazer

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RECREAÇÃO NAS AULAS DE NATAÇÃO
tiago Alves nunes Rodrigo

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


Esp. Tiago Rodrigo Alves; Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Chafic Chaves Sanos; Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP)

Victor Reia Pinheiro; Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP)

Alysson da Rocha Silva; Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar (FASVIPA)

Me. Cleber Mena Leão Junior; Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

E-mail de contato: tiagoralvesnunes@hotmail.com


RESUMO

O objetivo desta pesquisa foi de aplicar atividades recreativas como estímulos para desenvolver e aprimorar habilidades motoras de alunos de natação. O público alvo foi composto por crianças de 5 a 12 anos, de classe média alta, que frequentam duas aulas semanais. Durante um período de seis meses foi desenvolvido um trabalho de consciência corporal que consistia em executar brincadeiras tradicionais tais como, pular corda, amarelinha, barata no ar, pique-bandeira, e pega-pega, durante o trabalho de aquecimento em solo, além de exercícios de deslocamentos, saltos, agachamentos e trabalho em equipe, com duração média de 20 minutos, com finalidade recreativa, além de fornecer estímulos que contribuem para a melhora de capacidades e habilidades físicas individuais, tais como: equilíbrio, controle motor, força, tomadas de decisões rápidas, lateralidade, entre outras. Como resultado dessa intervenção foi percebido, por meio de observação e diário de campo, uma melhora significativa no aumento da consciência corporal, além de notório aumento de acervo motor dessas crianças. Isso consequentemente refletiu em uma maior naturalidade na execução dos movimentos utilizados na natação, tornando os movimentos mais eficientes dentro de uma técnica de nado mais aprimorada e refinada. As melhoras também foram percebidas nas tomadas de tempo aferidas mensalmente, em tiros de 25m e 50m. Considerando as circunstâncias vivenciadas, concluímos que para este público em específico as atividades recreativas não serviram apenas para distração ou entretenimento, pelo contrário, serviu como estímulo para desenvolver outras habilidades que até então estavam em déficit conforme observado pelos pesquisadores.

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