Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, VIII Seminário de Estudos do Lazer

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SKATE: DO LAZER A PEDAGOGIA DA EDUCACAO FISICA
Katharine Aguiar Tolomeotti, Erika Fernandes de Almeida Arruda, Giuliano Gome de Assis Pimentel

Última alteração: 2019-09-21

Resumo


A escola é um lugar de sistematização do conhecimento. Numa perspectiva multiculturalista, é importante valorizar as práticas sociais no lazer. A partir de ambos pressupostos, o objetivo deste estudo é descrever uma iniciativa de valorização do skate no âmbito escolar. Para tanto, é apresentado o relato de caso ocorrido em um colégio, no município de Peabiru-PR. A ação teve início com o convite a cinco estudantes para irem de skate ao desfile cívico de 7 de setembro. Posteriormente, os professores de Educação Física se reuniram e deliberaram que a modalidade skate seria o tema da disciplina na Mostra Interdisciplinar da escola. Foram envolvidos alunos do 7º ano que ficaram responsáveis pelas explicações dos cartazes no dia do evento, sobre o histórico, diferentes tipos de skate e suas principais manobras. Os praticantes da modalidade trouxeram os equipamentos e demonstraram as manobras. Os professores de Educação Física ficaram responsáveis por orientar os participantes para a primeira experimentação do skate. Por fim, frente ao resultado positivo do evento, os professores concluíram que o skate poderia ser ofertado como conteúdo das aulas de Educação Física. Entendemos que nesse processo a escola valorizou a cultura dos alunos, que tiveram papel ativo e puderam compartilhar seu lazer com outros estudantes. A Educação Física desempenhou papel mediador na aquisição do conhecimento, possibilitando que o lazer espontâneo pudesse ser compreendido de forma pedagogicamente sistematizada.

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