Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
#PARQUEATIVO
Paula Betina BOCK DE PRASS, AUREA BIGOLIN, ROGÉRIO BARDINI DURKS

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


1 INTRODUÇÃO

O #PARQUEATIVO é um evento idealizado em 2017 pelo Município de Ijuí no intuito e dar visibilidade as possibilidades de lazer ativo a partir da utilização da estrutura do Parque de Exposições Wanderley Burmann. Em 2018, através da parceria estabelecida com Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul o evento realizado no mês de maio teve como temática central o movimento humano e suas diferentes manifestações.
Neste, foram desenvolvidas diferentes ações vinculadas a discussões e práticas de atividades físicas, esportivas e culturais. Deste modo, o evento contemplou: Congresso científico: 1º Ecomovimento: Práticas Corporais e Educação para a vida; 2ª Educação Escoteira; Ijuí Sports Festival; Atividades de Lazer e 1º Fórum Estadual de Folclore e Culturas Populares.
A fim de compartilhar esta experiência o escopo deste texto é socializar as ações do #PARQUEATIVO concernentes as áreas de esporte e lazer.

2 METODOLOGIA

O texto é um relato de experiência da organização e realização do #PARQUEATIVO. Desenvolve-se a partir da descrição sintética das atividades realizadas e conclui-se com a explanação das perspectivas para as edições subseqüentes e desafios a serem superados.

3 DESCRIÇÕES DO EVENTO

A descrição do evento inicia-se pelo congresso científico. Realizado em três dias, o 1º Eco Movimento envolveu cursos, palestras e relatos de experiência que discutiram e sistematizaram assuntos relacionados às práticas corporais de lazer e sua relação com o ambiente natural. A 2ª Educação escoteira foi desenvolvida para a comunidade escolar com a oferta de oficinas: Capoeira, Judô; Trilha Ecológica, Orientação Postural, Cuidados com animais entre outras.
O Ijuí Sports Festival abarcou um conjunto de modalidades, competições e vivências esportivas na perspectiva de promover o esporte de participação para o público escolar nas seguintes modalidade: Tiro de Laço, Festival de Mini voleibol, Circuito Estímulo Noroeste de Judô. Para o público em geral, o Ijuí Sports Festival prima pelo desenvolvimento de modalidades esportivas menos convencionais, como forma de fomento. Entre estas foram desenvolvidos: Jogo de AirSoft, jogo de estratégia disputado por equipes e com armas de munição não letal em um terreno delimitado; Cross Duathlon, no qual o atleta pratica a corrida rústica e o ciclismo em estradas de chão batido e trilhas, individualmente ou em duplas; Desafio de Canoagem, o qual valoriza as atividades de aventura e a consciência ambiental, no qual foram percorridos 12 Km, em corredeiras e águas paradas. Entre os esportes urbanos desenvolveu-se o campeonato Mondo Skate. Um dos pavilhões do parque foi preparado com uma estrutura adequada composta por obstáculos a fim de que os skatistas pudessem realizar as manobras.
O Ijuí Sports Festival propiciou ainda a realização de uma competição de Cross Trainning, com exercícios de superação física a modalidade tem se destacado no município e recebido um número crescente de adeptos. Do mesmo modo, recebeu o Campeonato Regional de Levantamento de Peso, que reuniu disputas e apresentações de supino, levantamento terra e agachamento. Ademais, foi palco da competição de fisiculturismo, modalidade que tem agregado atletas na região e permitiu a contemplação do público expectador.
A edição do ano de 2018 do #PARQUEATIVO teve como a perspectiva ampliar as formas de pensar e operacionalizar o lazer. Assim, foram propostas vivências de Yoga, Cross Trainning, para pessoas que não praticam mas tinham desejo de conhecer estas possibilidades. Ainda no escopo do lazer ativo, foi preparado um ambiente adequado para descidas dos tradicionais carrinhos de rolimã, onde pais e filhos compartilharam momentos de nostalgia e diversão. Concomitante, foram disponibilizadas atividades de recreação para o público infantil, além e sessões de cinema.
Outra modalidade presente no evento foi o Slackline, que está ocupando os parques e praças das grandes cidades e praias do Brasil e que se apresenta como uma excelente possibilidade de prática esportiva, seja ela pelo prazer, superação de desafios ou desejo de melhorar o condicionamento físico nas valências de equilíbrio, força e coordenação. Durante o dia desenrolaram-se oficinas abertas à comunidade para experimentação, orientações e acompanhamentos. Ao final da tarde, findou-se com apresentações de atletas profissionais.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O desenvolvimento do evento proporcionou ao público a oportunidade de aproximação com diferentes práticas corporais vinculadas ao esporte e lazer. Destaca-se o fomento à mobilização das entidades e indivíduos ligados as práticas esportivas específicas, pouco convencionais, no planejamento e execução do conjunto de atividades. O intuito é que desenvolvam autonomia frente ao processo e tornem-se protagonistas na propagação e promoção destas junto a comunidade local.

Texto completo: PDF