Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Educação Física na Educação Infantil: Perspectivas sobre o planejamento por projetos
Ana Carolina Haeser, Tiago Wagner, Leandro Oliveira Rocha

Última alteração: 2018-10-22

Resumo


INTRODUÇÃO
Na discussão sobre Educação Física (EFI) na Educação Infantil, o planejamento de ensino remete à dúvidas e inquietações, principalmente devido ao distanciamento entre a formação nos cursos de licenciatura e o que acontece nas escolas (OSTETTO, 2000; SOARES, 2002). Diante dessa reflexão, Ostetto (2000) destaca os projetos de trabalho como possibilidade para a organização do ensino dentre as diversas formas de planejamento utilizadas na Educação Infantil.
Assim sustentada, esta investigação foi realizada junto à uma escola pública municipal e tem por objetivo identificar como a EFI pode ser planejada na Educação Infantil através de projetos. A partir da análise das informações, fica evidente que todo trabalho por projeto carece de aporte teórico e tematização para sustentar as práticas pedagógicas da EFI para a Educação Infantil.

METODOLOGIA
Esta investigação qualitativa foi desenvolvida na disciplina de Práticas Investigativas, do curso de Educação Física Licenciatura da Univates. A coleta de informações, realizada em abril de 2018, através de duas observações de aulas de Educação Física com uma turma de Educação Infantil de uma escola pública municipal de Venâncio Aires/RS e uma entrevista semiestruturada, gravada e transcrita, com a professora de Educação Física da turma.
Para dar profundidade ao tema, foi realizada uma revisão de artigos na plataforma digital da Revista Pensar a Prática, cujo escopo está em acordo com a proposta de investigação. Ao todo, foram selecionados nove artigos que tratavam exclusivamente no planejamento da EFI na Educação Infantil, os quais, juntamente às referências sobre o ensino na Educação Infantil, potencializaram a análise das informações empíricas.

PROJETOS DE TRABALHO: PERSPECTIVAS E CONCEITOS
A partir da análise das informações, todo projeto carece de aporte teórico e temático, o qual deve permear a prática pedagógica do professor. Na EFI para a Educação Infantil, não se trata em elaborar sequências pedagógicas de uma mesma prática corporal, mas sim, sustentar o projeto de trabalho em conceitos chave para que haja conexão entre os planos de microensino e consonância com os objetivos educativos e política escolar. Conforme enfatizado por Buss-Simão e Fiamoncini (2013), todo projeto somente se justifica quando as propostas educativas que dizem respeito ao corpo e ao movimento estiverem plenamente integradas ao projeto da instituição, promovendo, cada vez mais, experiências de ensino inovadoras para as crianças.
Nesse sentido, um projeto de trabalho viável para a EFI da Educação Infantil pode ser sustentado conceitualmente na ludicidade, cooperação, exploração corporal, imaginação e cultura. Pautado nestes conceitos, o planejamento de ensino prioriza o reconhecimento da diversidade e entendimento do contexto cultural, o convívio social, a ampliação do vocabulário psicomotor e as potencialidades criativas. Nessa perspectiva, as aulas, sustentadas em temáticas como, por exemplo, “o mundo dos animais”, promovem diversas experiências corporais, atividades lúdicas em grupos, a exploração da imaginação relacionada com o contexto cultural da criança e a reflexão sobre relações éticas e saberes próprios da EFI.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
O planejamento da EFI na Educação Infantil merece um olhar mais atento e os projetos de trabalho emergem como possibilidade sanar dúvidas e materializar propostas de ensino qualificadas. Os projetos de trabalho também apresentam a possibilidade de promover o trabalho interdisciplinar, através de tematizações comuns que podem integrar o planejamento dos professores com a mesma turma, evidenciando, assim, que o aluno está no centro das propostas educativas (SOARES, 2002).
Não obstante, a investigação qualitativa durante o processo de graduação com coleta de informações na escola foi fundamental para compreender melhor o planejamento de ensino na EFI e, principalmente, aproximar discussões teórico-conceituais na universidade com a docência na escola.

REFERÊNCIAS
BUSS-SIMÃO, M; FIAMONCINI, L. Educação física na educação infantil: reflexões sobre a possibilidade de trabalhos com projetos. Pensar a Prática, Goiás, v.16, n.1, jan./mar. 2013, p. 297-314.
SOARES, A. F. Os projetos de ensino e a Educação Física na Educação Infantil. Pensar a Prática, Goiás, v.05, n.01, p. 15-38, jul./jun., 2002.
OSTETTO, L. E. Encontros e encantamentos na educação infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas: Papirus, 2000, p. 175-200.

Texto completo: PDF