Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
Capoeira como temática interdisciplinar: as perspectivas dos professores
Ana Carolina Haeser, Tiago Wagner, Leandro Oliveira Rocha

Última alteração: 2018-10-22

Resumo


INTRODUÇÃO
Este estudo objetiva compreender como os professores de uma escola pública municipal compreendem a Capoeira e a possibilidade de tratá-la como temática interdisciplinar.
A pesquisa parte do pressuposto que a interdisciplinaridade surge na escola como possibilidade de estabelecer vínculos entre diferentes disciplinas para estabelecer processos de ensino que favoreçam a construção de conhecimentos específicos de cada área, bem como sobre as relações sociais (COELHO; SCORTEGAGNA; SASSI, 2015).
Uma vez que a Capoeira constitui uma manifestação cultural que carrega aspectos históricos, simbólicos, culturais e sociais, expressos em sua prática e significados (NEIRA, 2007), foi compreendida como possibilidade de ser estudada interdisciplinarmente e problematizada pelas diferentes áreas do conhecimento – embora haja dificuldades para materializar o trabalho coletivo.

METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com doze professores de uma escola pública municipal de Venâncio Aires/RS: sete professores unidocentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dois de Língua Portuguesa, dois de Educação Física e um de Matemática. Potencializando a discussão, participou da pesquisa um professor de Educação Física da rede federal que tematiza a Capoeira na sua prática pedagógica.
As informações foram coletadas em junho de 2018 por meio de um questionário com três questões abertas, onde os participantes identificaram suas experiências com projetos interdisciplinares, seu entendimento sobre a Capoeira e como a relacionam com sua área de conhecimento.

PERCEPÇÕES E POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES
Conforme os professores, a Capoeira é uma prática cultural identificada como luta, dança, jogo e esporte e possui em sua história elementos a serem contextualizados no cotidiano escolar promovendo o acesso ao patrimônio cultural brasileiro. O professor que tematiza a Capoeira adverte que sua problematização e prática deveriam estar realmente presentes nos currículos nacionais, pois, embora haja respaldo em documentos, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Lei 10.639 (BRASIL, 2003), a Capoeira ainda é pouco discutida na escola, inclusive na Educação Física.
Sobre a inclusão da Capoeira nas aulas, todos os participantes destacam aspectos históricos e sugerem discussões pontuais em suas áreas de conhecimento. A professora de Matemática entende que pode relacioná-la ao estudo das figuras geométricas e o controle de tempo. Os professores de Português sugerem produções textuais em diversos gêneros de escrita. Os unidocentes destacam a realização de oficinais com convidados praticantes de Capoeira, visto que não se sentem confortáveis para desenvolver sua prática. Os professores de Educação Física destacam a exploração da gestualidade e ritmos da Capoeira, porém sem relação com aspectos e significados culturais.
No entanto, nenhum dos doze professores problematiza a Capoeira, tampouco desenvolveu projetos interdisciplinares, devido à falta de tempo para planejamento e identificação de temas comuns e receio de viabilizar propostas pedagógicas por não compreenderem a Capoeira em maior profundidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através do estudo, os professores compreendem a relevância temática da Capoeira, embora não tenham conhecimento aprofundado sobre sua história, movimentos e significados. Nesse sentido, a Capoeira permite desenvolver propostas interdisciplinares, sobretudo quando compreendida como patrimônio imaterial cultural brasileiro, porém, não é visibilizada nas práticas pedagógicas.
Portanto, para pensar a Capoeira de forma interdisciplinar é fundamental estabelecer projetos educativos interdisciplinares e pensar temáticas e práticas pedagógicas alternativas. Principalmente diante da importância atribuída às trocas de conhecimentos entre o corpo docente, ao planejamento coletivo e à Capoeira como possibilidade de construção de saberes para além dos muros da escola.

REFERÊNCIAS
NEIRA, M.G. Ensino de Educação Física. São Paulo: Thomson Learning, 2007.
COELHO, A.L.Z; SCORTEGAGNA, A; SASSI, V.O. A interdisciplinaridade nas aulas de educação física. In: Congresso Nacional de Educação, 12, 2015. Anais do XII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba, 2015. 41226-41235.
BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-Brasileira. Disponível em . Acesso em 13/07/2018.

Texto completo: PDF