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DANÇA E MOVIMENTO NO IFSC – O LUGAR DA DANÇA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Andresa Silveira Soares, Vitor da Silva Gonçalves

Última alteração: 2018-09-26

Resumo


O projeto Dança e Movimento no IFSC teve objetivo de ampliar o leque de oportunidades e vivências de movimento em dança, através de práticas lúdicas, expressivas e criativas que fomentassem o desenvolvimento da cidadania e da emancipação humana, bem como a conscientização dos benefícios das práticas corporais. Além disso, investigou-se o contexto da dança na Educação Profissional e Tecnológica, tendo como campo de investigação o IFSC - Câmpus Florianópolis, bem como refletir sobre as possibilidades e desafios para a dança no ensino técnico integrado. O projeto está na quarta edição e oferece aulas de jazz contemporâneo, dança de salão e dança circular. Os referentes dados foram compilados por meio de questionários, tomando-se a pesquisa bibliográfica, de caráter descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. A partir das análises pode-se perceber a dança em momentos específicos, como festividades, eventos ofertados pela Instituição e na forma de projetos extra-curriculares, porém quase ausente como conteúdo curricular. Contudo, há um movimento para que a dança se consolide de forma mais expressiva no contexto do ensino profissional e tecnológico, sendo este movimento iniciado por meio dos projetos de extensão e a inclusão nas aulas de educação física. Percebe-se que a dança é possível de ser sistematizada neste contexto por meio de processos que privilegiem a arte, cultura e educação.

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