Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
A CAPOEIRA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR
Fernanda Maria Bratti Volken, Leandro Oliveira Rocha

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


INTRODUÇÃO
Este estudo foi elaborado na disciplina de Capoeira, do curso de Educação Física Licenciatura da Univates. Tematiza a Capoeira no Ensino Superior e tem por objetivo identificar como professores dos cursos de Educação Física Licenciatura e Bacharelado de uma Instituição de Ensino Superior (IES) compreendem a Capoeira e sua inserção na graduação.
A proposta de pesquisa emerge do aprofundamento teórico da Capoeira, através do qual identificamos que sua prática mistura luta, dança e jogo, constitui uma expressão particular do negro no Brasil, que criou a capoeira em meio ao período escravocrata como elemento identitário e luta de resistência (SANTOS, 2002), e que sua problematização permite estudar as relações simbólicas e culturais das práticas corporais (REIS, 2000; SANTOS, 2009).
Assim, este estudo apresenta considerações sobre a potencialidade pedagógica da Capoeira no Ensino Superior, bem como o modo como ainda permanecem as dúvidas sobre seu sentido e significados.

METODOLOGIA
Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada com os nove professores de Educação Física que atuam na graduação em Educação Física Licenciatura e Bacharelado de uma IES. Para preservar suas identidades, neste texto não foi utilizado qualquer tipo de informação sobre a localização da IES onde atuam.
A coleta de informações foi realizada em maio de 2018, através de um questionário composto por quatro perguntas, uma fechada e três abertas, o qual foi preenchido pelos pesquisados manualmente e na presença de um dos pesquisadores.

PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES
De modo expressivo, a Capoeira foi identificada como manifestação cultural brasileira com potencial na formação cidadã e no resgate do patrimônio cultural dos estudantes, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Para todos os participantes, sua problematização promover o debate acerca de questões históricas, sociais, políticas e educacionais do Brasil.
Especificamente no Ensino Superior em Educação Física, a Capoeira foi relacionada à apropriação da diversidade de práticas que compõem a cultura corporal e ao pensamento crítico e reflexivo sobre a realidade social, bem como às possibilidades pedagógicas e a experimentação corporal dos acadêmicos, através da apropriação de sua linguagem própria de movimentos. Nesse sentido, como proposta educativa, não há diferenças significativas no entendimento da Capoeira entre os professores que atuam na licenciatura e no bacharelado, embora os primeiros destaquem sua relação com a reflexão crítica e a escola e os segundos com a atividade física e saúde. Conforme apresentado por Campos (2001, p. 87), o importante é que “a capoeira como atividade física e jogo sirva de alicerce para a busca da cultura e de um maior conhecimento do ser humano e suas relações com a sociedade”.
Com relação ao entendimento específico sobre a Capoeira, não há uma resposta convicta, uma vez que os professores entendem que o sentido da Capoeira varia conforme o praticante, isto é, pode ser praticada como luta, como dança, como esporte ou como atividade física para o condicionamento físico ou lazer.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Conforme o estudo, a inserção da Capoeira no Ensino Superior é valorizada diante de sua potencialidade pedagógica para a formação crítica, cultural, pessoal e profissional. Mesmo assim, ainda há dificuldades em compreendê-la como jogo, luta e dança ao mesmo tempo.
Diante desse impasse, é fundamental entender que toda tentativa de definir a Capoeira torna sua capacidade de transformação ainda mais expressiva porque suas definições estão relacionadas com a maneira particular de cada pessoa ler o mundo (SANTOS, 2009). Porém, a Capoeira é o conjunto de elementos que a compõem, mesmo quando tratada como luta, não deixa de ser dança e jogo, e se tratada como dança, jamais perde seu caráter de luta de combate e resistência. Por isso, a Capoeira precisa ser lida sem retirar qualquer um de seus elementos identitários, caso contrário, perde seu sentido e seus significados (REIS, 2000).

REFERÊNCIAS
CAMPOS, H. Capoeira na universidade: uma trajetória de resistência. Salvador: EDUFBA, 2001.
REIS, L.V.S. O mundo de pernas para o ar: a capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil, 2000.
SANTOS, G.O. Alguns sentidos e significados da capoeira, da linguagem corporal, da educação física.... Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.30, n.2, p.123-136, jan./2009.
SANTOS, L.S. Capoeira: uma expressão antropológica da cultura brasileira. Maringá: Programa de Pós-Graduação em Geografia-UEM, 2002.

Texto completo: PDF