Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FÍSICA NO AMBIENTE HOSPITALAR: UM OLHAR A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Bruna Victória de Almeida, Camila dos Santos Araújo, Bruno Ezequiel Botelho Xavier

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


O processo formativo de professores de Educação Física foi alterado de forma significativa a partir da Resolução CNE/CES n.7/2004, a qual determinou a divisão da profissão Educação Física em Licenciatura e Bacharelado. Considerando essas diretrizes, o curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande, organizou-se enquanto curso de Licenciatura, porém, o currículo e projeto político pedagógico em questão guardam particularidades, pois, postulam que a formação oferecida no referido curso garante aos profissionais egressos capacidades e habilidades para a atuação em quaisquer espaços, sejam escolares ou não escolares.
Nessa direção, a disciplina de Estágio Supervisionado I, requisito para a obtenção da titulação de Licenciado/a em Educação Física, de acordo com o Projeto Político Pedagógico do Curso de Educação Física - FURG, deve ser desenvolvida em espaço não escolar, com orientação de um professor do curso e sob a supervisão de um professor de Educação Física da instituição na qual o estágio ocorrerá (FURG, 2005). Esta etapa formativa está localizada no 5° semestre da formação.
Diante dessa possibilidade aberta pelo curso de formação, os acadêmicos dispõem da possibilidade de experenciar a atuação enquanto professores de Educação Física na área da saúde, bem como acontece no setor de Reabilitação Cardiometabólica (RC) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr, (HU). O setor de RC foi criado para auxiliar na reabilitação física de pacientes com diagnóstico de afecções crônicas, tais como: Hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus, obesidade, entre outras morbidades cardiovasculares e metabólicas, estejam os pacientes internados no HU ou em tratamento ambulatorial dessas morbidades.

Texto completo: PDF