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ESTAFETIANDO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE JOGOS COOPERATIVOS EM FORMATO DE ESTAFETA
Aline Tschoke Vivan

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


Este relato de experiência consiste na descrição da autora, uma professora de Educação Física que atua no Ensino Médio, especificamente XXXXXXXXXXXXXXXXXX. Trata-se de um recorte das ações específicas do componente curricular Educação Física, desenvolvidas nos 4 anos do Ensino Médio que possuem como objetivo geral compreender e usar os sistemas simbólicos dos diferentes elementos da cultura corporal como possibilidades de escolha na organização das ações cotidianas com ênfase no tempo espaço de lazer. Os materiais expostos, foram construídos para o desenvolvimento de uma sequência didática para as turmas de 3º ano, buscando vivenciar os conceitos de jogos cooperativos e jogos competitivos. Inicialmente foram vivenciados alguns jogos cooperativos com o paraquedas gigante (feito costurando tecidos de doação e com um círculo no meio); logo em seguida aplicada a dinâmica do voleiçol (confeccionado com retângulos de tecido e elástico nas extremidades); e finalmente jogos competitivos em formato de estafeta, mas nesse caso com o diferencial de manter entre a(s) equipe(s) o princípio da cooperação, este reforçado pelos equipamentos utilizados. Tendo em mente que a estafeta é utilizada como forma de organização e motivação dos participantes de uma atividade, nela cada elemento realiza o trajeto que lhe compete, dentro de limites e regras eatabelecidas, e que o ponto principal da cooperação é todos trabalharem para um objetivo comum, buscou-se uma ponte entre a cooperação e a motivação das estafetas, promovendo estafetas cooperativas. Assim, as atividades foram realizadas no formato estafeta com duas equipes em oposição, mas poderiam ser realizadas em equipe única. A escolha e construção dos materiais foi inspirada em modelos disponíveis na internet: esteira cooperativa (feita em lona, objetivo todos andarem no mesmo ritmo para evolução no percurso determinado), teia de transporte de bolas (linhas de malha presas a um balde vazado, objetivo transportar as bolas para outro balde sem deixar cair no chão); círculo com elásticos para equilíbrio (são fixados em uma base circular de lona 4 elásticos, objetivo transportar um copo equilibrado-o na base de lona sem o uso das mãos), sacos para 1, 2, ou mais participnates (sacos feitos de tecido para possibilitar que mais participantes pulem juntos e assim trazer novos desafios a tradicional corrida do saco). Após a experimentação dos equipamentos com o público delimitado acima, foi possível perceber a compreensão dos conceitos de cooperação e competição, além de uma vivência lúdica e recreativa.

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