Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
MEGAEVENTOS ESPORTIVOS E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: O JOGO CONTINUA
Sergio Oliveira Junior, Lediana Ribeiro Quadros, Giorgia Enae Martins Knabben, Bruno Dandolini Colombo

Última alteração: 2018-10-01

Resumo


O objetivo desta pesquisa foi analisar como tratar os megaeventos esportivos nas aulas da Educação, em uma perspectiva pedagógica crítica. Para este estudo usamos a pesquisa bibliográfica e contamos com um referencial teórico voltado aos megaeventos esportivos, principalmente, em relação à Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas. Desde a sua gênese até a atualidade esses principais megaeventos esportivos se transformaram e causam grandes impactos em suas cidades e países sedes, adentrando também os muros da escola. Concluímos que tanto a proposta teórico metodológica crítico superadora quanto a crítico emancipatória reconhecem a importância da desmistificação das relações mercadológicas dos megaeventos esportivos e, portanto, defendem a aprendizagem do aluno e a posição crítica deste frente a este fenômeno social.

Texto completo: PDF