Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS-SC
Guilhermo Andréas Kurek, Darlan da Silva, Giorgia Enae Martins Knabben

Última alteração: 2018-11-01

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: Cultura Docente, Identidade Docente, Professor de Educação Física iniciante.

INTRODUÇÃO
O presente estudo propõe ampliar a discussão sobre a identidade docente de professores de Educação Física e compreender quais relações são estabelecidas no processo de socialização com a cultura escolar. Para tanto, objetivamos compreender o processo de construção da identidade docente que subsidia o início a docência e sua socialização com as culturas existentes na escola, como característica de sua construção identitária. A busca pela compreensão deste percurso nasce ante os procedimentos de coleta de dados presentes no Trabalho de Conclusão de Curso do mesmo autor, intitulado “Construção da Identidade Docente de Professores de Educação Física de uma escola Municipal na cidade de Florianópolis-SC” , como um estudo de caso, conta como colaborador um professor de Educação Física da RMEFLO. A identidade docente se configura na trajetória do sujeito, em seu processo de desenvolvimento pessoal e social, fortalecido no início a docência, tal como os processos de formação vivenciados, e sua subsequente formação continuada já imerso na cultura escolar que se insere. (MOLINA NETO, MOLINA, E SILVA, 2012).

METODOLOGIA
Através de um estudo de caso em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis-SC (RMEFLO). Para o desenvolvimento e interpretação desta investigação foram utilizados como instrumentos entrevistas semi estruturadas, observação participante e diário de campo. A participação do colaborador foi espontânea, sendo este, um professor contratado em caráter temporário (ACT) e que se encontra em sua primeira experiência na RMEFLO. Visando manter o anonimato, seu nome foi trocado por um fictício, intitulado como “Zeppelin”. O estudo, que se encontra em andamento, está na fase de compreensão dos dados e aproximação por núcleos de sentidos relacionados ao percurso formativo e a cultura escolar.

INTERPRETAÇÕES
Buscamos compreender o percurso formativo do professor anterior à docência, e também o diálogo do docente com a cultura escolar no início de carreira e aproximar essas informações em núcleos de sentidos que posteriormente nos auxiliarão na criação de categorias. Assim, destacado por Zepelin, sua escolha pela graduação em Educação Física, devido sua aproximação e afinidade com o futebol desde os tempos de escola, e que suas primeiras pretensões como docente vislumbravam o ensino exclusivo da modalidade. Buscando diálogo e aproximação com essa idealização esportivizada, Figueiredo (2008) apresenta as experiências propagadas na Educação Física na escola como uma das características que aparecem no estudante em início da graduação, que consequentemente representam sua identidade docente.
O emaranhado cultural que o constitui durante a formação inicial, fez ampliar seu aproveitamento nas disciplinas de cunho crítico, e subsequentemente em participações de grupos de estudo, núcleos de pesquisa científica, e inserção no movimento estudantil.

CONSIDERAÇÕES TRANSITÓRIAS
Conceição e Molina Neto (2016) caracterizam o início a docência como uma “teia de relações”, que se interligam por elementos culturais e sociais do âmbito do professor, tanto quanto sua formação e sua atuação. Assim, fica evidente a influência da trajetória formativa mas também de socialização do sujeito na constituição de sua identidade docente, que se modifica mas também fortalece-se com marcas de sua experiência e de sua inserção na cultura escolar.

REFERÊNCIAS
CONCEIÇÃO, V, J, S; MOLINA NETO, V. Cultura Escolar sob o olhar do paradigma da complexidade: Um estudo etnográfico sobre a construção da Identidade Docente de professores de educação física no início a docência. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p.827-840, jul. 2016.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: Juarez Dayrell. (Org.). Múltiplos Olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996.
FIGUEIREDO, Z, C, C. Experiências Sociocorporais e Formação Docente em Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 01, p.85-110, jan./abr. 2008.
MOLINA NETO V; MOLINA, R. K; SILVA, L. O. O processo de identização docente e a formação em Educação Física para o trabalho docente no contexto da escola. In:
NASCIMENTO. J; FARIAS, G. Construção da identidade profissional em Educação Física: da formação à inserção. Florianópolis: UDESC, 2012. p 113-140.

Texto completo: PDF