Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, IX Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte

Tamanho da fonte: 
ALINHAMENTO DO JOELHO DURANTE A CORRIDA COM EQUIPAMENTO KANGOO JUMPS: UM ESTUDO DE CASO
Milena Suelen Dickel, Luiz Gabriel Da Silva, Marcos Minoru Otsuka

Última alteração: 2018-10-23

Resumo


1 INTRODUÇÃO
O Kangoo Jumps (KJ) é uma bota com uma mola acoplada em toda extensão de sua sola, conforme o fabricante Kangoo Jumps (2018), o equipamento proporciona baixo impacto sobre as articulações. Valgo dinâmico é o termo utilizado para descrever uma posição do joelho no plano frontal que impede o correto alinhamento dinâmico dessa articulação durante um movimento (QUEIROZ, 2012). Para avaliar o valgismo, usa-se o ângulo Q, que trata-se do ângulo formado por uma reta que vai da espinha ilíaca ântero-superior até o centro patelar e outra que se estende do centro da patela até a tuberosidade da tíbia (BELCHIOR et Al. 2006).
Levando isto em consideração, o objetivo deste estudo foi verificar se há alteração cinemática do valgo dinâmico do joelho com a utilização do equipamento KJ em comparação ao uso do calçado convencional (CC) de corrida.

2 METODOLOGIA
Este estudo de caso foi realizado com um sujeito do sexo feminino, com idade de 23 anos, estatura de 170 cm e massa corporal de 67 kg, praticante de corrida de rua. A coleta foi realizada no laboratório de fisiologia do exercício da Universidade do Vale do Taquari - Univates.
O sujeito foi submetido a uma corrida sob uma esteira a 8 km/h de velocidade, em duas situações distintas. Primeiro foi realizada corrida com calçado convencional e posteriormente com o KJ. Para registrar e posteriormente analisar as imagens, foi realizada filmagens de ambas corridas com uma câmera posicionada a 190 cm de distância do centro da esteira e altura na linha do centro patelar.
Para melhor observação dos pontos anatômicos, foram feitas marcações com adesivo na espinha ilíaca ântero superior, tuberosidade tibial anterior e o centro da patela. A análise do valgo dinâmico foi realizada no plano frontal, onde através do software Kinovea a imagem foi pausada no momento de maior angulação do ciclo da passada, entre os segundos 8-10, 13-15 e 18-20. Nesses momentos, foi verificado o ângulo Q de ambas corridas.

3 DESCRIÇÕES, RESULTADOS, INTERPRETAÇÕES
Observou-se que o joelho esquerdo do sujeito apresentou valgismo em ambas situações, porém o KJ mostrou-se ter menor angulação (CC= 19º; KJ = 18°). O joelho direito não apresentou valgismo em nenhuma das duas situações (CC= 13º; KJ = 14°).
Estudos já trazem resultados mostrando diferenças cinemáticas na utilização do KJ (GOMES, 2015; SANTOS et al.2016). O valor fisiológico considerado como valgismo em mulheres e adotado neste estudo, é de 18º do ângulo Q (BELCHIOR et Al. 2006). Evidências científicas sobre os efeitos do KJ são mínimas, e a maior parte concentra-se na absorção do impacto. Mesmo oferecendo menos impacto às articulações, o KJ pode supostamente exercer mudanças posturais ao ser realizada a atividade física (SANTOS et Al, 2014).
De acordo com o fabricante Kangoo Jumps (2018), o equipamento corrige desequilíbrios posturais, possivelmente explicando os achados deste estudo.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este estudo conclui que as alterações na cinemática do joelho encontradas foram variadas entre as duas articulações, tornando-se um dispositivo contraditório, que pode potencializar desvios posturais já existentes, mas também pode ser benéfico, dependendo de cada caso. Devido a amostra do estudo ser pequena, faz-se necessário maiores estudos acerca da confiabilidade deste estudo.

Texto completo: PDF