Sistema Online de Apoio a Congressos do CBCE, XI Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura e V Congresso Internacional de Atividades de Aventura

Tamanho da fonte: 
O DESAFIO DE ENSINAR A AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA, O EXEMPLO DO PARKOUR
Silvana Pinheiro Gomes, Dimitri Wuo Pereira

Última alteração: 2021-08-12

Resumo


O presente artigo, relata o ensino remoto, em Educação Física Escolar, tematizando a Aventura e tendo como objeto de conhecimento o Parkour, conforme a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo da Rede Paranaense. O estudo oportunizou a prática em Aventura no ensino remoto, devido à pandemia da covid-19, através de acessos tecnológicos, diante do apontamento do Comitê Gestor de Internet, que 39% dos estudantes das escolas públicas brasileiras, não possuem dispositivos interativos, número inferior aos das escolas particulares. O método utilizado para análise foi o relato de experiência. A aplicação da atividade de modo virtual, num colégio do campo, em Castro-PR, para 24 alunos, do 7º ano do Ensino Fundamental. Os resultados puderam ser vistos em vídeos realizados pelos estudantes com os movimentos básicos: amortecimentos, equilíbrio, passagens, rolamentos, saltos e, obstáculos e movimentos criativos lúdicos ou do labor, socializados com familiares, evidenciando uma prática segura.

Um cadastro no sistema é obrigatório para visualizar os documentos. Clique aqui para criar um cadastro.